Take a fresh look at your lifestyle.

Baseado em Debian, celular Librem 5 tem documentação lançada

Projeto superou marca de arrecadação e promete muitas inovações no celular focado em estabilidade e segurança.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Enquanto o Google não anuncia oficialmente seu novo Sistema Operacional para desktops e celulares, o Fuchsia, o projeto Librem, da Purism, acaba de liberar documentação. O projeto Librem 5 a ser implantado em celulares, vem com área de trabalho padrão com Gnome e KDE Plasma. A fabricante de computadores Purism lançou uma campanha de financiamento para viabilizar o desenvolvimento do projeto. O valor pretendido foi alcançado em outubro do ano passado. Conheça o projeto Librem 5 da Purism, que promete rodar Linux em celular.

Librem 5 é Linuxpurism-librem-5-gnu-linux-smartphone

De acordo com a fabricante, o Librem é focado em segurança e privacidade. Até o momento, foram arrecadados os US $ 1.500.000 iniciais mais outros US $ 2.369.452 em fundos levantados. Assim,  empresa promete que será um sistema orientado para a liberdade. O Librem é totalmente baseado em Debian e em muitos outros projetos de upstream.

Seremos os primeiros a tentar seriamente isso. O telefone Librem 5 será o primeiro aparelho móvel IP nativo do mundo, usando comunicação descentralizada criptografada ponta-a-ponta

Librem 5 Blog da Purism

A documentação do Librem 5 contém instruções e exemplos para ajudá-lo a alcançar seus objetivos com o kit e o telefone da Librem 5. A página traz informações detalhadas sobre o design a ser implementado, dicas de como configurar o shell, o Plasma Mobile e desenvolvimento de aplicativos. Assim, além disso, há indicações para páginas da comunidade do Librem e sobre recursos extras que podem ser úteis.

../../_images/collab_eco.png

Entre os serviços incluídos por Librem 5, estão o VoIP livre e mensagens chamado Matrix.  Também serão ofertados serviços pagos como Nextcloud (backup e sincronização) e OpenVPNOs fãs do KDE terão o Plasma Mobile na arquitetura armhf , enquanto os entusiastas do GNOME têm o Phosh. 

E não deve parar por aí. O blog da Purism promete anunciar outras novidades em breve. A Purism já desenvolve o Sistema Operacional PureOS para desktops.

 

Via Librem 5 Docs Purism

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comments