BharOS, um sistema baseado em Linux, para dispositivos móveis!

O sistema operacional móvel deve chegar ao grande público em breve e com muitas novidades!

Emanuel Negromonte
4 minutos de leitura

O governo indiano publicou em suas redes sociais informações novas sobre o sistema operacional BharOS. O sistema é destinado para dispositivos móveis e já vem enchendo de orgulho toda a comunidade local indiana. Os testes foram finalizados no último dia 24 de janeiro de 2023. Os ministros da União Ashwini Vaishnaw e Dharmendra Pradhan foram um dos principais participantes para aquele momento decisivo.

Sobre o BharOS, o sistema móvel baseado em Linux indiano!

V Kamakoti, diretor do Instituto Indiano de Tecnologia (IIT), relevou que os testes foram todos bem sucedidos. O sistema para dispositivos móveis BharOS tem como base o Linux Kernel. Porém, o instituto está orgulhoso deste momento pois é um sistema totalmente indiano e feito localmente. A criação do sistema segue os planos de uma visão de ter uma infraestrutura forte e sólida. A Índia quer tecnologias nativas e autossuficiente.

Qualquer sistema operacional Android é um fork da distribuição original do Linux. Usamos algumas versões anteriores do Linux – é basicamente um derivado do kernel do Linux. No entanto, muita personalização, incluindo protocolos de segurança, como raiz de confiança e modificações na cadeia de confiança foram feitas para criar o BharOS.

disse Kamakoti.

Quando questionado, Kamakoti ressalta que o Android, um dos sistemas móveis mais populares do mundo, também utilizada o Linux Kernel. Além disso, ele também conta que mesmo usando a mesma base Android, o que muda mesmo é o que está por cima de tudo, o que o usuário consegue ver.

O que vem no sistema para telefones BharOS?

O BharOS já começa sendo bem diferente em relação aos aplicativos pré-instalados. Segundo informações confirmadas, o sistema conta com o No Default Apps (NDA). Isso quer dizer que o usuário do BharOS não está obrigado a utilizar nenhum aplicativo que venha pré-instalado. Assim, ninguém estará obrigado a usar apenas Apps Google ou de qualquer outra empresa. A ideia é trazer a liberdade de escolha dos Apps.

Testes do BharOS foram concluídos com sucesso!

Como dito, os testes foram realizados no dia 24 de janeiro de 2023. Os testes foram realizados em três aparelhos. E seguindo o novo normal, os testes foram feitos por chamadas de vídeo entre os ministros participantes. Todos os ministros envolvidos a aprovaram o sistema e o governo indiano já se comprometeu em seguir com mais desenvolvimento.

Os ministros da União Dharmendra Pradhan e Ashwini Vaishnaw testaram com sucesso o ‘BharOS’

Além de Apps, o governo indiano vai investir em todo um ecossistema focado no BharOS e também em chipsets fabricados na Índia.

O desafio começa hoje. Não quero me cansar. Haverá muitas dificuldades; e há muitas pessoas ao redor do mundo que não querem que um sistema como este dê certo. Temos que ser muito cuidadosos, cautelosos e persistentes e temos que continuar trabalhando para torná-lo um sucesso

disse Vaishnaw.

Durante os primeiros testes do novo sistema móvel indiano, os ministros falaram que a qualidade de áudio e vídeo são ótimas. Também citou que o WhatsApp e os aplicativos de mapas indiano Mappls, também estão funcionando sem nenhum problema.

Lançamento do BharOS

Quando lançamento inicialmente em 19 de janeiro de 2023, o sistema operacional BharOS estava sendo divulgado para algumas organizações com um esquema de sigilo considerados regidos. O sistema foi desenvolvido pela JandK Operations Private Limited (JandKops).

Essa empresa, por sua vez, foi incubada pela IIT Madras Pravartak Technologies Foundation, uma empresa sem fins lucrativos. O financiamento da fundação é feita pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Índia.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.