Big data é a força motriz por trás de novos negócios online

Big Data é a chave secreta para muitas empresas que possuem seus negócios online!

Big data é o termo usado para descrever conjuntos de dados demasiado grandes para serem computados por sistemas tradicionais. Na era moderna, o número de dados disponíveis na Internet gera 2,5 quintilhões de bytes todos os dias.

O big data veio para sempre transformar como novos negócios online são geridos. Atualmente, praticamente todas as plataformas de comércio digital e serviços online se baseiam em grandes bases de dados para elevar a experiência e segurança dos consumidores.

O big data não é apenas o futuro dos negócios online: já é o seu presente. Para percebermos o seu impacto, precisamos olhar para as principais mudanças que ocorreram na Internet após o seu surgimento, é sempre importante elaborar novas soluções de negócios.

O big data consegue gerar novas soluções de negócio

A tecnologia se encontra em constante mudança, e a análise de grandes conjuntos de dados permite elaborar novas soluções de negócios para clientes. O big data também impacta decisivamente a eficácia de estratégias publicitárias, se assegurando que os anúncios certos são visualizados pelas pessoas certas.

Um exemplo de como o big data consegue fazer a diferença se encontra no mundo dos jogos online. A Internet mudou para sempre a maneira como se apostam em jogos como o pôquer ou a loteria, mas foi o big data que permitiu que os principais serviços de jogo conseguissem estar a par das preferências de cada jogador.

Para perceber a eficácia do big data, basta pensar na loteria brasileira Mega Sena. Atualmente, existem várias opções à disposição dos jogadores que antes não se encontravam disponíveis. Você pode, por exemplo, escolher apostar numa sequência de números arbitrária com a ajuda de um gerador de números da sorte.

O big data consegue prever as necessidades dos consumidores

Sempre que você acede uma loja online, a sua atividade é vigiada e guardada numa base de dados. Os dados incluem não só as páginas visitadas como o tempo passado em cada página, o número de cliques, ou a finalização de compras. Estes dados são utilizados para prever as necessidades dos consumidores, contribuindo para uma experiência online mais satisfatória e para maiores lucros por parte das empresas.

O big data recorre a um grande conjunto de dados para criar páginas personalizadas para cada cliente. As páginas são definidas segundo categorias como gênero, idade, ou localização geográfica. Com recurso ao big data, lojas online conseguem fazer uma previsão das preferências de cada consumidor e disponibilizar apenas os produtos ou serviços que mais se adéquam aos mesmos.

O big data contribui para pagamentos mais seguros

Finalmente, é importante assinalar que o big data ajudou a criar sistemas de pagamento online mais seguros. Em combinação com grandes bases de dados, algoritmos avançados conseguem perceber quando um comportamento atípico se verifica durante um processo de pagamento. Assim, o big data consegue separar pagamentos normais de pagamentos suspeitos que podem envolver atividade criminosa.

Naturalmente, o big data também é utilizado para incentivar consumidores a finalizar compras, através da criação de processos de finalização de pagamento mais acessíveis e eficazes. Desta forma, os negócios online conseguem aumentar significativamente o seu volume de vendas.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile