O Projeto Blender anunciou novidades em relação ao suporte para GPUs AMD que deve chegar a um outro nível mais alto. Segundo os desenvolvedores, as novidades devem fazr parte do novo Blender 3.0 que está previsto para estrear em breve.
Com o grande lançamento do Blender 3.0 previsto para o final do ano, houve a reescrita do Cycles X que chegou e, infelizmente, removeu o suporte ao OpenCL no processo. Embora isso tenha deixado a placa de vídeo AMD Radeon sem o suporte acelerado por GPU do Blender, a tempo para o lançamento v3.0 agora existe o suporte AMD HIP em vigor.
A AMD tem trabalhado com os desenvolvedores do Blender para melhorar a renderização da GPU, suportando a API HIP da AMD no lugar do suporte OpenCL removido. A API HIP C ++ Runtime deve oferecer melhor suporte a GPU AMD do que o back-end OpenCL deficiente do passado. Isso requer que os usuários estejam no driver do Windows do software AMD Radeon mais recente ou no Linux com a pilha de driver Radeon ROCm instalada e funcionando ou a pilha de driver do pacote do software Radeon para Linux.
Para usuários do Blender em todo o mundo, temos alguns desenvolvimentos emocionantes para compartilhar sobre o suporte a placas gráficas AMD. O Blender 3.0 foi anunciado com algumas regravações para o motor de renderização Cycles (também conhecido como Cycles X). Isso removeu o suporte OpenCL para renderização em GPUs AMD por razões técnicas e de desempenho. Para ajudar a lidar com isso, a AMD tem trabalhado muito de perto com o Blender para melhorar o suporte à renderização de GPU no Blender usando a API AMD HIP, para garantir que os usuários de placas gráficas AMD possam aproveitar todos os aprimoramentos encontrados no Cycles X.
Blender 3.0 terá aceleração de GPU baseada em AMD HIP
Versões anteriores do Cycles, o rastreador de caminho fisicamente baseado no Liquidificador, suportavam renderização através da estrutura OpenCL. OpenCL é uma linguagem de programação baseada em C que permite a execução de programas em muitas GPUs que o suportam. No entanto, seguindo em frente, nossos parceiros do Blender esperavam fundir o código OpenCL separado com o código de renderização C+++ e CUDA. Em suma, com o Cycles X, eles estavam procurando uma maneira de compilar uma única base de código que poderia ser usada em todos os diferentes dispositivos que os ciclos podem renderizar, incluindo placas gráficas AMD.
Felizmente, a AMD tem uma solução de código aberto para desenvolvedores apenas para isso. HIP (Heterogêneo-computacional Interface para Portabilidade) é uma API de tempo de execução C++ e linguagem de kernel que permite aos desenvolvedores criar aplicativos portáteis para GPUs AMD e NVIDIA a partir de um único código fonte. Isso permite que os desenvolvedores do Blender Cycles escrevam um conjunto de núcleos de renderização e os executem em vários dispositivos. A outra vantagem é que as ferramentas com HIP permitem migração fácil do código CUDA® existente para algo mais genérico.
A AMD tem trabalhado em estreita colaboração com o Blender para adicionar suporte para dispositivos HIP no Blender 3.0, e este código já está disponível na versão beta mais recente do Blender 3.0.
Suporte AMD para o Liquidificador 3.0 Beta
Para usá-lo com uma placa gráfica AMD suportada, é necessário um driver de software amd radeon atualizado.
Agora, estamos lançando um driver beta para usuários que desejam testar nosso suporte para o Cycles X no mais recente Blender 3.0 Beta Windows. Como esta é uma versão beta do nosso driver e do Blender 3.0, nosso suporte para Cycles X está atualmente em pré-visualização. Teremos mais para compartilhar sobre nosso apoio em dezembro, quando o Blender 3.0 deverá ser lançado.
Nós amamos a comunidade Blender e estamos animados para melhor apoiá-lo para renderização em GPUs AMD. Além do nosso apoio contínuo ao Blender Development Fund, continuaremos contribuindo com códigos para o desenvolvimento do Blender para beneficiar os usuários e melhorar seus fluxos de trabalho e experiências. Fique ligado, pois há mais por vir!
Para mais informações a este respeito, acesse este link.
Embora parecesse que eles teriam suporte AMD HIP na construção do Blender 3.0 Linux, parece que o suporte não será habilitado até o Blender 3.1, então por enquanto será apenas para Windows.