Tecnologia

Blender 3.2 estreia com suporte para renderização AMD GPU Linux

Blender 3.2 estreia com suporte para renderização AMD GPU Linux
Blender 3.2 estreia com suporte para renderização AMD GPU Linux

O Blender 3.2 está sendo lançado como a versão mais recente deste pacote de software de modelagem e animação 3D de plataforma cruzada de código aberto. O Blender 3.2 finalmente adiciona suporte de renderização acelerada por GPU AMD no Linux. Para além disso, traz muitos outros refinamentos. Assim, o Blender 3.2 estreia com suporte para renderização AMD GPU Linux.

Portanto, o mais interessante da nossa perspectiva com o Blender 3.2 é o suporte à renderização da GPU AMD finalmente no Linux! Isso é para GPUs RDNA/RDNA2 e funciona com a pilha de computação/HIP Radeon Open eCosystem (ROCm). O Blender 3.2 no Linux foi testado usando o driver Linux empacotado do AMD Radeon Software 22.10. As GPUs pré-RDNA não são oficialmente suportadas.

Este suporte Radeon Linux para Blender 3.x é ótimo de ver acontecer depois que o OpenCL foi removido no Blender 3.0 e apenas GPUs NVIDIA foram suportadas no Linux com o suporte OptiX/CUDA no Blender. O Blender 3.1 adicionou suporte inicial AMD GPU HIP, mas apenas para Windows e agora com o Blender 3.2 é o suporte AMD GPU Linux. Estarei trabalhando em alguns benchmarks do Blender 3.2 Linux em breve no Phoronix.

Blender 3.2 estreia com suporte para renderização AMD GPU Linux.

Enquanto isso, a Intel está trabalhando em oneAPI + SYCL para aceleração de Arc Graphics. Veremos se isso será concluído para o Blender 3.3.

Algumas das outras mudanças do Blender 3.2 incluem:

  • Retrabalhando a UI para Library Overrides no Outliner;
  • Algoritmo suave aprimorado para o lápis de graxa e várias outras melhorias em sua funcionalidade;
  • Uma nova ferramenta “caneta de curva” no modo de edição de curva para editar e criar curvas rapidamente;
  • Muitas melhorias de desempenho para os nós de geometria;
  • Foi adicionado um importador OBJ experimental escrito em C++ e muito mais rápido do que os esforços anteriores do importador Python;
  • O exportador OBJ experimental do Blender agora também é muito mais rápido;
  • Blender adicionou suporte para o formato de imagem WebP;
  • Muitas melhorias no modo Sculpt;
  • Suporte para controladores HTC Vive Focus 3 e outras melhorias de realidade virtual (VR).

Veja as notas da versão 3.2 para mais detalhes sobre a versão 3.2 do Blender. O Blender 3.2 pode ser baixado do Blender.org.