Blender 3.2 estreia com suporte para renderização AMD GPU Linux

O Blender 3.2 está sendo lançado como a versão mais recente deste pacote de software de modelagem e animação 3D de plataforma cruzada de código aberto. O Blender 3.2 finalmente adiciona suporte de renderização acelerada por GPU AMD no Linux. Para além disso, traz muitos outros refinamentos. Assim, o Blender 3.2 estreia com suporte para renderização AMD GPU Linux.

Portanto, o mais interessante da nossa perspectiva com o Blender 3.2 é o suporte à renderização da GPU AMD finalmente no Linux! Isso é para GPUs RDNA/RDNA2 e funciona com a pilha de computação/HIP Radeon Open eCosystem (ROCm). O Blender 3.2 no Linux foi testado usando o driver Linux empacotado do AMD Radeon Software 22.10. As GPUs pré-RDNA não são oficialmente suportadas.

Este suporte Radeon Linux para Blender 3.x é ótimo de ver acontecer depois que o OpenCL foi removido no Blender 3.0 e apenas GPUs NVIDIA foram suportadas no Linux com o suporte OptiX/CUDA no Blender. O Blender 3.1 adicionou suporte inicial AMD GPU HIP, mas apenas para Windows e agora com o Blender 3.2 é o suporte AMD GPU Linux. Estarei trabalhando em alguns benchmarks do Blender 3.2 Linux em breve no Phoronix.

Blender 3.2 estreia com suporte para renderização AMD GPU Linux.

Enquanto isso, a Intel está trabalhando em oneAPI + SYCL para aceleração de Arc Graphics. Veremos se isso será concluído para o Blender 3.3.

Algumas das outras mudanças do Blender 3.2 incluem:

  • Retrabalhando a UI para Library Overrides no Outliner;
  • Algoritmo suave aprimorado para o lápis de graxa e várias outras melhorias em sua funcionalidade;
  • Uma nova ferramenta “caneta de curva” no modo de edição de curva para editar e criar curvas rapidamente;
  • Muitas melhorias de desempenho para os nós de geometria;
  • Foi adicionado um importador OBJ experimental escrito em C++ e muito mais rápido do que os esforços anteriores do importador Python;
  • O exportador OBJ experimental do Blender agora também é muito mais rápido;
  • Blender adicionou suporte para o formato de imagem WebP;
  • Muitas melhorias no modo Sculpt;
  • Suporte para controladores HTC Vive Focus 3 e outras melhorias de realidade virtual (VR).

Veja as notas da versão 3.2 para mais detalhes sobre a versão 3.2 do Blender. O Blender 3.2 pode ser baixado do Blender.org.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile