Novo Blender 3.1 chegou com muitas melhorias de desempenho

A Blender Foundation anunciou a disponibilidade geral do Blender 3.1. Este é o primeiro lançamento pontual da série Blender 3.0 deste software de modelagem 3D poderoso, gratuito, de código aberto e multiplataforma. Então, o novo Blender 3.1 chegou com muitas melhorias de desempenho

Ele chegou dois meses após o Blender 3.0. Assim, a atualização do Blender 3.1 tem tudo a ver com desempenho e velocidade para tornar o Blender mais rápido e confiável. Por exemplo, traz melhorias de performance para Mesh Vertex e Face Normals, bem como para o sistema procedural do Blender, que também recebeu 19 novos nodes, ferramentas de modelagem de malha, controle avançado de Fields, acesso imediato e muito mais.

O Blender 3.1 também adiciona suporte para que o novo objeto Point Cloud seja renderizado diretamente com Cycles ao criar efeitos sand, respingos de água, partículas ou gráficos em movimento, suporte para Pixar OpenSubDiv para modelagem, renderização, bem como importação e exportação de Alembic e USD, e fluxo de trabalho mais rápido arrastando soquetes para obter uma lista de nós filtrados automaticamente.

As melhorias de desempenho também estão presentes nos nós de geometria para tornar os nós multi-threaded e usar menos memória. Também multiencadeada é a primitiva de malha Grid, bem como os nós Realize Instances e Set Spline Type, e há melhorias multiencadeadas ao trabalhar com cargas de trabalho de tamanho médio.

Novo Blender 3.1 chegou com muitas melhorias de desempenho

Novo Blender 3.1 chegou com muitas melhorias de desempenho

Com esta atualização, o Blender agora usa até 20% menos memória, exibe grandes árvores de nós quase duas vezes mais rápido do que antes, processa valores únicos com nós de campo até 2-3 vezes mais rápido e acessa nós de geometria até 40% mais rápido.

Além disso, a primitiva de malha Cube agora é cerca de 75% mais rápida, enquanto o uso de memória foi reduzido em até 100 vezes em campos grandes. Além disso, a interpolação de domínio agora pode calcular apenas os valores necessários. Por outro lado, as instâncias agora podem ter seus próprios atributos dinâmicos e o tão esperado nó Extrude finalmente chegou ao Blender.

Entre outras mudanças importantes:

O Blender 3.1 traz muitos nós atualizados;

  • melhora a seleção de nós dentro de quadros;
  • melhora o importador PDB/XYZ;
  • adiciona suporte a Tokens de Substituição UDIM;
  • introduz um novo complemento Copy Global Transform;
  • melhora o cálculo de NURBS Knots;
  • e adiciona suporte para marcar grupos de nós como ativos.

Além disso, o Editor de imagens foi atualizado para lidar com imagens muito maiores para visualização e edição, há grandes melhorias para arquivos com armaduras na posição REST e há suporte à aceleração de GPU no modificador de subdivisão para tornar a reprodução do 3D Viewport muito mais rápida. Para mais detalhes sobre as mudanças incluídas no Blender 3.1, confira o vídeo abaixo e as notas de lançamento.

Enquanto isso, você pode baixar o Blender 3.1 do site oficial como um pacote binário que pode ser executado em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux sem instalar nada.

Via 9to5Linux

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Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
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