blendOS 2 suporta aplicativos Android prontos para uso

Esta versão principal está disponível com os ambientes de desktop GNOME e KDE Plasma.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Está disponível em duas versões com os ambientes de desktop GNOME e KDE Plasma o sistema operacional blendOS 2 que suporta aplicativos Android prontos para uso. O desenvolvedor Rudra Saraswat anunciou o lançamento e a disponibilidade do blendOS 2 “Avial”. Este é o segundo grande lançamento desta distribuição GNU/Linux.

Quem o viu pela primeira vez no começo do ano, o blendOS parecia ser uma mistura de Arch Linux, Fedora Linux e Ubuntu. No entanto, agora o blendOS 2 já está aqui e promete mais do que isso, como suporte imediato para aplicativos Android.

A implementação do suporte ao aplicativo Android dentro do blendOS 2 é possível graças ao projeto WayDroid, uma solução baseada em contêiner de código aberto para executar o sistema operacional Android completo dentro da caixa do Linux.

blendOS 2 suporta aplicativos Android prontos para uso

Os aplicativos Android podem ser facilmente instalados em lojas de aplicativos gráficos, como Aurora Store ou F-Droid. O blendOS 2 permite que você use esses aplicativos Android juntamente com aplicativos Linux nativos.“Isso também é útil para desenvolvedores Android, pois eles podem testar seus aplicativos por meio do WayDroid no Android Studio, assim como os aplicativos Linux comuns, sem a necessidade de um emulador Android pesado”, disse Rudra Saraswat.

Além de oferecer suporte a aplicativos Android, o blendOS 2 permite que você instale e use Web Apps/PWAs, bem como aplicativos do repositório de software do Arch Linux e do repositório Chaotic-AUR, um repositório de construção automatizado para pacotes AUR (Arch User Repository).

blendOS 2 suporta aplicativos Android prontos para uso

blendOS 2 suporta aplicativos Android prontos para uso

Com este grande lançamento, os desenvolvedores também deram um passo à frente da concorrência e desenvolveram sua própria implementação “distrobox” usando a ferramenta Podman para gerenciar contêineres e pods OCI, o que permite implementar recursos novos e exclusivos que você encontrará no blendOS 2.

A combinação de distribuições oferecidas pelo blendOS também foi aprimorada com a adição automática de software em contêineres ao sistema básico. Além disso, agora existe um novo sistema baseado em prioridade que coloca os usuários no controle de qual software em contêiner deve ser priorizado sobre os outros e evita conflitos.

Entre outras mudanças dignas de nota, o blendOS 2 vem com dois sabores oficiais apresentando os ambientes de desktop GNOME e KDE Plasma , os drivers gráficos oficiais da NVIDIA instalados por padrão, suporte para sistemas BIOS e UEFI (32 bits e 64 bits), um novo instalador framework e suporte para criar remixes do blendOS.

Se você quiser experimentar o blendOS 2 em seu computador pessoal, você pode baixar as imagens ISO ao vivo com os desktops GNOME ou KDE Plasma agora mesmo no site oficial ou clicando nos links de download direto abaixo.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.