Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

30/07/2021 às 18:30

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

WayDroid pode executar aplicativos Android no Linux sem lentidão

O WayDroid permite que você execute aplicativos Android em telefones Linux

waydroid-pode-executar-aplicativos-android-no-linux-sem-lentidao

Existem muitas maneiras de executar aplicativos Android em computadores desktop. O Anbox, por exemplo, é uma solução para executar aplicativos Android, destinados a suportar Linux e smartphones baseados em Linux, mas sofre de desempenho lento em dispositivos de baixo consumo de energia. Agora há outro projeto que visa trazer aplicativos Android para dispositivos Linux, mas sem as lentidões comumente encontrados com Anbox, o WayDroid.

O WayDroid, anteriormente chamado de Anbox-Halium, é uma versão reconstruída do Anbox que foi projetada para usar mais hardware nativo do dispositivo host do que o Anbox. Isso significa desempenho mais rápido quando se executa aplicativos Android a partir dele.

O foco principal do projeto é executar aplicativos Android em telefones Linux baseados em Halium (Halium é semelhante em conceito ao GSI do Android, mas para Linux padrão), mas também pode ser executado em qualquer dispositivo com um kernel Linux principal.

O vídeo acima mostra o WayDroid rodando em cima do PostmarketOS Linux no OnePlus 6, já que a série OnePlus 6 pode rodar o kernel Linux padrão. Claro, o OnePlus 6 pode rodar aplicativos Android com seu sistema operacional original, mas o WayDroid é empolgante porque é totalmente aberto. Você pode executar uma distribuição Linux em seu telefone, além de WayDroid para um aplicativo Android ocasional, enquanto ainda tem controle total sobre seu dispositivo.

Abaixo está outro vídeo do WayDroid, rodando em um Moto Z2 Force com Ubuntu Touch. Se não fosse pela barra de status do Ubuntu na parte superior, seria difícil saber que os aplicativos Android não estavam rodando em um dispositivo nativo.

WayDroid e os aplicativos Android no Linux

waydroid-pode-executar-aplicativos-android-no-linux-sem-lentidao
Imagem: LinuxSmartphones

O WayDroid renderiza o buffer gráfico no LXC com suporte direto ao Wayland, o que o torna mais suave do que o projeto Anbox original. Essa funcionalidade super suave não é apenas para telefones Linux. Ele também funciona bem em distribuições Linux para desktop.

O XDA aponta que é emocionante ver os aplicativos Android no Linux se tornarem cada vez melhores, especialmente porque a funcionalidade será uma das mudanças mais importantes no Windows 11. A mudança provavelmente beneficiará mais os telefones com Linux, já que muitos aplicativos importantes provavelmente nunca estarão disponíveis como software Linux nativo, mas também será útil em alguns casos para PCs desktop.

Se você quiser testar o WayDroid, verifique o repositório GitHub do projeto para obter as instruções de instalação mais recentes. Talvez você queira testá-lo em seu Desktop mais que em seu smartphone.

Via: XDA-Developers / LinuxSmartphones

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.