blendOS mistura elementos do Arch Linux, Fedora Linux e Ubuntu

O blendOS foi construído em torno do Distrobox e usando o ambiente de área de trabalho GNOME

O blendOS, uma distribuição GNU/Linux que visa ser a última distribuição que você usará, especialmente se você for distro hop traz elementos de outras distribuições como Arch Linux, Fedora Linux e Ubuntu.

A distribuição blendOS oferece “uma mistura perfeita de todas as distribuições do Linux”, de acordo com seu criador. Ele é baseado no Arch Linux e GNOME em Wayland, mas permite que você use aplicativos de outras distribuições populares, como Fedora Linux ou Ubuntu. Isso é possível porque você pode usar os gerenciadores de pacotes nativos do Arch Linux, Fedora Linux e Ubuntu, que são incluídos como contêineres usando o Distrobox/Podman.

No entanto, os gerenciadores de pacotes DNF (Fedora) e APT (Ubuntu) não estão incluídos na imagem ISO Live, nem no próprio gerenciador de pacotes do blendOS blend, aponta o 9to5Linux.

blendOS: uma mistura do Arch Linux, do Fedora Linux e do Ubuntu

Tudo o que faz o blendOS se destacar de outras distribuições é instalado quando você instala o sistema em seu computador pessoal. A imagem ISO Live é muito básica e inclui apenas alguns pacotes, pois foi projetada principalmente para permitir que você instale a distribuição em bare metal.

Ao usar os gerenciadores de pacotes nativos do Fedora Linux ou do Ubuntu pela primeira vez, os contêineres são criados automaticamente. Assim, você pode usar blend, pacman, dnf ou apt no mesmo shell para instalar ou remover pacotes.

Imagem: 9to5Linux

Além disso, a ele também oferece um sistema imutável para aqueles que desejam usar um sistema de arquivos somente leitura para maior estabilidade e confiabilidade. E, como ele é derivado do Arch Linux, também segue um modelo de lançamento contínuo.

Mesmo que venha com a área de trabalho GNOME por padrão na imagem ISO Live, o blendOS permitirá que você implante uma nova instalação com outro ambiente de área de trabalho popular, como KDE Plasma, MATE ou Xfce, ou mesmo gerenciadores de janela como Sway ou i3.

O blendOS também vem com suporte pronto para uso para aplicativos Flatpak em sandbox, que você pode instalar facilmente diretamente do aplicativo Flathub Store. Ele também vem com seu próprio aplicativo de boas-vindas, que informa principalmente sobre os recursos do blendOS.

Imagens: 9to5Linux

Por enquanto, essa distribuição suporta apenas os repositórios principais do Arch Linux e AUR (Arch User Repository), o repositório Fedora Rawhide, bem como os repositórios do Ubuntu 22.04 LTS ou Ubuntu 22.10.

Outra coisa interessante sobre o blendOS é que ele vem com seu próprio gerenciador de pacotes chamado, blendque parece funcionar com várias distribuições.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile