BlueGriffon

Quando precisamos criar páginas web simples de forma confortável e sem pagar uma licença, BlueGriffon é uma alternativa interessante. É um editor WYSIWYG (o que você vê é o que você obtém). Ele funciona de forma semelhante a um processador de texto, mas nos permite obter, como resultado, um documento em formato HTML ou EPUB.
BlueGriffon é parcialmente de código aberto. Vamos instalar alguns componentes proprietários que adicionam funcionalidades extras. Uma das maiores vantagens é que sua operação é baseada no mecanismo de renderização Gecko que usa o navegador Firefox. É compatível com HTML 5 (incluindo áudio, vídeo e formulários) e CSS3 (incluindo transformações 2D e 3D, transições, sombras, colunas, características relacionadas a fontes, etc.). Ao mesmo tempo, nos dá a possibilidade de lidar com variáveis CSS, imagens em formato SVG e muitos outros recursos.
O BlueGriffon não está incluído nos repositórios oficiais do Ubuntu, teremos de recorrer ao repositório GetDeb para sua instalação.
Para aqueles que não sabem, o GetDeb é um projeto não oficial que visa oferecer as últimas versões de aplicativos de código aberto e freeware para diferentes versões do Ubuntu. No GetDeb, podemos encontrar pacotes mais modernos do que aqueles contidos em repositórios oficiais ou programas que não estão incluídos neles.

Instalação do BlueGriffon

Primeiro devemos adicionar o repositório ao nosso sistema, para isso, primeiro vamos adicionar a chave pública:

wget -q -O - http://archive.getdeb.net/getdeb-archive.key | sudo apt-key add -

Uma vez adicionada a chave pública do repositório, podemos adicionar o repositório. Vamos fazer isso executando o seguinte comando no mesmo terminal:

sudo sh -c 'echo "deb http://archive.getdeb.net/ubuntu trusty-getdeb apps" >> /etc/apt/sources.list.d/getdeb.list'

Depois disso, é necessário atualizar o banco de dados do pacote armazenado pelo sistema. Faremos isso executando:

sudo apt update

Com estas simples etapas, temos o nosso Ubuntu pronto para aproveitar a coleção completa de pacotes armazenados no repositório GetDeb.
Agora podemos instalar o BlueGriffon, para isso, usaremos o seguinte comando no terminal:

sudo apt install bluegriffon

Concluída a instalação, podemos começar a aproveitar as características interessantes do BlueGriffon.
 
Para ficar por dentro de todos os lançamentos do SempreUpdate, siga nosso grupo no Telegram.

Redação
Este usuário é utilizado quando um post é migrado de um usuário para outro, ou quando alguém envia um conteúdo ao SempreUPdate.

    Últimas atualizações para o Ubuntu em 2017 são publicadas

    Previous article

    Toplip, utilitário CLI para criptografar e descriptografar arquivos

    Next article

    You may also like

    More in Dicas