Distribuição OpenBSD finalmente ganha suporte para atualização da CPU AMD

Distribuição OpenBSD finalmente ganha suporte para atualização da CPU AMD
Distribuição OpenBSD finalmente ganha suporte para atualização da CPU AMD

Dentro do mais recente código “atual” do OpenBSD agora há suporte para poder aplicar atualizações de microcódigo da CPU AMD.Com um conjunto de patches integrados neste fim de semana ao OpenBSD, agora existe a capacidade de atualizar o microcódigo da CPU para processadores AMD. Sendo assim, finalmente, a distribuição OpenBSD finalmente ganha suporte para atualização da CPU AMD.

ports/sysutils/firmware/amd também foi adicionado para enviar todos os binários de microcódigo da CPU AMD. No OpenBSD está o utilitário fw_update para buscar e aplicar pacotes de firmware não-livres, com os patches recém-confirmados para o suporte de microcódigo da CPU AMD, incluindo o fw_update correspondente para processadores AMD.

Distribuição OpenBSD finalmente ganha suporte para atualização da CPU AMD

Como no Linux e em outras plataformas, isso permite a execução do microcódigo do processador AMD atualizado quando a versão é mais recente do que a encontrada no próprio processador ou enviada pelo BIOS do sistema como um microcódigo atualizado no momento da inicialização do sistema.

Esta atualização de microcódigo de CPU AMD no OpenBSD complementa o suporte existente para atualização de microcódigo de CPU Intel neste sistema operacional BSD.Mais detalhes sobre a atualização do microcódigo da CPU AMD para OpenBSD podem ser encontrados no OpenBSD Journal.

OpenBSD 7.3 lançado com gráficos AMD RDNA3 e criptografia de disco guiada. Os destaques do OpenBSD 7.3 incluem:

  • Novos recursos do kernel incluem waiid, pinsyscall, getthrname, setthrname e outras novas interfaces.
  • Várias melhorias/otimizações de SMP.
  • O suporte a drivers gráficos/display do kernel Direct Rendering Manager (DRM) do OpenBSD foi atualizado em relação ao estado do kernel Linux 6.1 e, ao fazê-lo, o driver AMDGPU agora suporta gráficos RDNA3 mais recentes, bem como os gráficos integrados da série Ryzen 7000 e os mais novos Mendocino/Dragon Range hardware também.
  • Suporte para vários novos Arm SoCs, como o Rockchip RK3566 / RK3568, melhorando os drivers existentes, como melhor suporte para Apple M1.
  • Suporte inicial no instalador para criptografia de disco guiada em imagens do instalador AMD64, i386, RISCV64 e SPARC64.
  • Várias melhorias de segurança da CPU, como mitigação Spectre-BHB para ARM64 e habilitação do recurso ARM64 Data Independent Timing.

Downloads e uma lista completa das centenas de mudanças que compõem o OpenBSD 7.3 podem ser encontrados através do anúncio oficial de lançamento em OpenBSD.org.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile