FreeBSD 15 pode abandonar o driver AGP para placas gráficas antigas

O FreeBSD 15 está considerando descontinuar o driver AGP, usado por placas gráficas antigas, devido à falta de uso. Usuários que ainda dependem de hardware AGP terão a opção de continuar com o FreeBSD 14.

placas agp

O driver AGP, que já foi essencial para muitas placas gráficas, pode estar com os dias contados no FreeBSD. O sistema operacional está avaliando a descontinuação do suporte a essas placas com a remoção do driver AGP no lançamento da versão 15.0. O driver AGP do FreeBSD oferece uma interface genérica para o barramento Accelerated Graphics Port, sendo compatível com diversos chipsets antigos, como ATI RS100/RS200/RS250/RS300, AMD 751/761/762, Intel i9xx, NVIDIA nForce, além de controladores antigos da SiS, VIA e Ali.

Com o PCI Express tendo substituído o AGP há anos, é raro encontrar AGP em uso nos sistemas modernos que executam sistemas operacionais atualizados. Recentemente, descobriu-se que a interface de arquivo do dispositivo AGP no FreeBSD 14.0 estava quebrada, um problema que passou despercebido desde o lançamento da versão em novembro de 2023. Embora isso já tenha sido corrigido, o incidente reforça o fato de que o driver AGP é raramente utilizado, tornando sua manutenção pouco viável para as versões futuras.

A discussão sobre a descontinuação do driver foi iniciada em uma lista de e-mails da comunidade FreeBSD, onde a possibilidade de remover o suporte AGP na versão 15.0 está sendo debatida. Para os poucos usuários que ainda dependem de placas gráficas AGP, a alternativa será continuar utilizando o FreeBSD 14 ou versões anteriores.

Se você ainda utiliza hardware AGP e tem interesse em manter o suporte, agora é a hora de participar da discussão antes que o driver seja oficialmente removido.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.