Buffer triplo dinâmico do GNOME pode duplicar desempenho da área de trabalho para gráficos Intel e Raspberry Pi

Já faz algum tempo, o desenvolvedor da Canonical Daniel Van Vugt da Canonical trabalha no suporte de buffer triplo do GNOME. Este é um recurso com ativação dinâmica que ocorre quando o desempenho de renderização da GPU deixasse a desejar. Assim, a grande promessa desse buffer triplo dinâmico do GNOME é que ele pode duplicar desempenho da área de trabalho para gráficos Intel e Raspberry Pi.

Então, tudo indica que o buffer triplo dinâmico pode estar próximo do mainlining e está à frente de grandes acelerações para os gráficos Intel e os gráficos Raspberry Pi Broadcom também. Porém, os beneficios não acabam por aí e outros drivers também devem se beneficiar se ficarem para trás no desempenho de renderização de desktop.

Buffer triplo dinâmico do GNOME pode duplicar desempenho da área de trabalho para gráficos Intel e Raspberry Pi

O buffer triplo dinâmico do GNOME é ativado dinamicamente quando o quadro anterior está atrasado. Em última análise, esse trabalho extra fará com que a velocidade do clock da GPU aumente. Por sua vez, isso ajuda no desempenho para garantir que o desktop possa renderizar na taxa de quadros total. Se o quadro anterior não estiver atrasado, apenas o buffer duplo é usado para evitar o excesso de latência.

Van Vugt trabalha neste código desde 2020 e os recursos devem estar totalmente preparados para estreia no novo GNOME 42 que vem aí. Em seu relatório de status semanal, ele observou que corrigiu um problema de vários monitores do KMS atômico que o estava afetando sob Wayland, ele redesenhou o código de agendamento de quadros, corrigiu um vazamento de recursos no desligamento e fez outras correções.

Vantagens do recurso

Buffer triplo dinâmico do GNOME pode duplicar desempenho da área de trabalho para gráficos Intel e Raspberry Pi

Ele também testou novamente este último código de buffer triplo do GNOME com configurações como “Retested: Intel, DisplayLink, Raspberry Pi, amdgpu, nouveau, nvidia-470 (EGLStreams), nvidia-510 (GBM), LLVMpipe, Wayland, X11, multi -monitores, modos de economia de energia.” Ele agora considera o código de buffer triplo completo.

Benefícios

Quanto aos benefícios que ele está vendo com isso, Eu vejo melhorias de desempenho com todos os drivers, mas grandes melhorias (duplicando as taxas de quadros) em GPUs Intel e Raspberry Pi. Os usuários de AMD e Nvidia ainda podem ver benefícios semelhantes sempre que não conseguem manter full frame.

A duplicação das taxas de quadros também foi observada em sua solicitação de mesclagem WIP em andamento com gráficos Intel. Agora, renderizam a área de trabalho a 60 FPS em vez de 30 FPS com o atual código de buffer duplo do GNOME. A desvantagem, porém, com esse trabalho de buffer triplo é que ele efetivamente está apenas aumentando a GPU para uma frequência de clock/estado de desempenho mais alto e, portanto, pode afetar o comportamento térmico do sistema e aumentar o uso de energia.

O código ainda não foi mesclado. No entanto, veremos se ele consegue entrar no GNOME 42 ou se a Canonical acaba corrigindo seus pacotes com o próximo Ubuntu 22.04 LTS.

Via Phoronix

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Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
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