Take a fresh look at your lifestyle.

Buka, uma alternativa ao Calibre para o Ubuntu 17.10

Conheça o Buka, um gestor de eBooks leve para GNU/Linux. Veja como instalá-lo no Ubuntu 17.10.

221

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Ebooks estão se tornando uma alternativa muito popular e utilizada por muitos usuários, mas em vez de serem lidos em tablets, muitos usuários preferem lê-los a partir do computador ou do laptop. Neste caso, muitos usam o Calibre, um dos mais populares gestores de ebook no mundo Gnu/Linux. Mas existem outras alternativas.
Uma dessas alternativas é o Buka. Um software ideal para aqueles que não usam eReaders, e sim ebooks em formato pdf ou epub. Ou simplesmente aqueles que querem ler em seus computadores ou laptops.
Buka é um gestor de ebook especializado nos formatos pdf e epub. Esses formatos são reconhecidos no Ubuntu e criam bibliotecas a partir dos documentos encontrados. O Buka não só nos permite gerenciar essas bibliotecas, mas também nos permite pesquisar, etiquetar ebooks e até mesmo ler os ebooks na tela como se fosse um eReader. Algo semelhante ao que outras alternativas oferecem, como Calibre ou FBReader.
As versões mais recentes do Buka também nos permitem reconhecer e adicionar metatags aos ebooks que temos no computador. Algo interessante e útil para usuários que têm um grande número de ebooks no formato epub. Mas o interessante sobre o Buka é o seu método de instalação, sendo um dos poucos gestores de livros eletrônicos que tem um pacote em formato snap, no formato AppImage e em pacotes tradicionais. Podemos encontrar estes pacotes através do Github do desenvolvedor do Buka.

Instalar o Buka

Se tivermos o Ubuntu 17.10 ou uma versão Ubuntu compatível com pacotes snap, podemos instalar o Buka pelo terminal com o seguinte comando:

sudo snap install buka

A instalação deste pacote ocupa menos de 100MB e é uma alternativa leve ao Calibre. O Calibre é um gerenciador de livros eletrônicos muito completo, mas muito pesado. É por isso que o Buka pode ser uma opção mais clara e mais adequada para muitos usuários do Ubuntu.

Source Ubunlog

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comments