in

Cai participação de usuários Linux na plataforma Steam

Resultados foram colhidos pela Valve em julho de 2020.

A Valve acaba de divulgar os números de julho de 2020 que fazem parte da Pesquisa Steam. Embora algumas plataformas, como a Netmarketshare, relatem aumentos mês a mês para o uso de desktops Linux, isso não parece estar se traduzindo da mesma forma que a participação no mercado de jogos Linux, ou pelo menos não na taxa que a Steam está crescendo no Windows e no macOS. Assim, os últimos números da Valve mostram que cai a participação de usuários de sistemas Linux na plataforma de jogos Steam.

Os dados mais recentes do Steam Survey colocam o Steam na participação de mercado do Linux em 0,86%, ou um declínio de 0,05% relatado em relação ao mês anterior. Embora essa diferença possa significar um erro de arredondamento. Assim, esses -0,05% não estão alinhados com o que a Valve relatou originalmente em junho.

Até então, a Valve reportou os números de junho em 0,88% para Linux, que seria apenas uma queda de 0,02% para julho. Não é a primeira vez que vimos isso acontecer, onde os números da pesquisa parecem ser revisados quando os dados do próximo mês são lançados.

De qualquer forma, esses números apontam para outro mês de participação no mercado de jogos abaixo de 1% do Linux. Porém, as baixas estão em percentagens muito menores que foram observadas nos anos de 2017 a 2018 antes da introdução do Steam Play/Proton.

Cai participação de usuários Linux na plataforma Steam. Windows cresce

Cai participação de usuários Linux na plataforma Steam

Enquanto o Linux está em 0,86%, os números de julho mostram que o macOS caiu 0,84% para 3,2% e o Windows aumentou 0,89%, para 95,95% de participação no mercado.

A pesquisa continua colocando o Ubuntu 20.04 como a distribuição Linux mais popular, superando o Ubuntu 18.04 LTS. Ao olhar apenas para os dados da plataforma Linux, eles mostram que a Intel continua a corroer a participação de mercado agora em apenas 69%, uma queda de 2,46% em relação ao mês anterior e bem longe dias em que CPUs Intel no Linux superavam os 80%.

Os dados do Linux também ainda têm o Radeon RX 480/580 Polaris como o mais popular junto com o GeForce GTX 1060 para placas gráficas. 52% dos jogadores de Linux ainda estão executando 1080p como sua resolução padrão.

Os resultados da Pesquisa Steam de julho de 2020 podem ser encontrados no SteamPowered.com.