in

Canonical aposta no Flutter para aplicativos Ubuntu

Ainda não há muitos detalhes de como o Flutter será usado no Ubuntu.

Canonical aposta no Flutter para aplicativos Ubuntu

Reviravolta, surpresa, inovação. Estas são três palavras que podem ser usadas para a nova decisão da Canonical que aposta no Flutter para o desenvolvimento de aplicativos para o sistema operacional Ubuntu. No entanto, esta mudança surpreendente ainda não se concretizou.

- Anúncios -

Esta decisão teve anúncio por meio da conta oficial do Ubuntu no Twitter, como você confere logo acima. E a postagem vem com uma grande frase de efeito: “Flutter é a opção padrão para aplicativos futuros do Ubuntu“.

Canonical aposta no Flutter para aplicativos Ubuntu. Ok, entretanto, na prática, o que isso significa?

Colocando as informações em contexto para aqueles que não sabem do que estamos falando, a página oficial do Flutter descreve como “o conjunto de ferramentas de interface do usuário do Google para criar aplicativos bonitos e compilados de forma nativa para dispositivos móveis, da web e de desktop a partir de um único código base”.

Não é nada diferente do que já está por aí. Porém, ao que parece, o Google se saiu melhor que a concorrência.

Canonical aposta no Flutter para aplicativos Ubuntu

Assim, o Flutter se baseia nos princípios de desenvolvimento rápido de aplicativos com uma interface de usuário rica que se adapta à plataforma tanto na forma quanto na substância, ou seja, oferece integração nativa e desempenho.

O Flutter é um projeto-chave de código aberto do Google. Está sendo empregado, por exemplo, para desenvolver o Fuchsia OS, o sistema operacional da própria empresa. No entanto, ele também serve para criar aplicativos multiplataforma, do Android ao PC ou à web.

A comemoração foi feita no próprio perfil do Flutter no Twitter:

Desde o ano passado, o Flutter está presente no Linux. Portanto, já faz um tempinho que acontece essa colaboração entre o Google e a Canonical. A distribuição é feita por meio de um pacote Snap. Há algumas semanas, soube-se que o Ubuntu renovará seu instalador de sistema com o Flutter.

A ver o que o Google/Flutter está aprontando de bom para a Canonical.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Banco BS2 migra para nuvem com Google Cloud

Banco BS2 migra para nuvem com Google Cloud

Pesquisadores acham 8 vulnerabilidades no GRUB2 que permitem a execução de código não verificado

Pesquisadores acham 8 vulnerabilidades no GRUB2 que permitem a execução de código não verificado