Alguns usuários do Ubuntu não estão muito contentes em receber uma mensagem promocional na linha de comando ao atualizar seus sistemas. É que a Canonical agora exibe anúncio polêmico no prog de atualização do shell.
Como descrevemos na semana passada, a oferta de suporte “Ubuntu Pro” da Canonical para sua distribuição Linux agora é gratuita para até cinco máquinas. Se você atualizar sua máquina a partir da linha de comando com o comando apt, receberá um anúncio não solicitado para o esquema. Assim, alguns usuários não estão satisfeitos com isso.
Há reclamações no Reddit, Mastodon e no próprio site StackExchange da empresa, AskUbuntu.
Canonical exibe anúncio polêmico no prog de atualização do shell
Esta não é a primeira vez que o Ubuntu enfrentou tanto descontentamento. Da última vez, foi uma mensagem promocional nas telas de login dos servidores que causou reclamações. Este foi apenas algum texto adicionado ao /etc/motd
arquivo (ou seja, Message Of The Day), mas uma causa de transtorno é que ele buscou as informações on-line – em teoria, isso pode falhar ou causar acesso imprevisto à rede.
Uma década antes disso, eram as listagens da Amazon nos resultados de pesquisa e a pesca de doações em sua página de download.
A nova mensagem aparece se você usar o front-end apt simplificado do Ubuntu para a Ferramenta de Empacotamento Avançado Debian subjacente, embora, como mencionamos ao analisar alguns derivados do Debian, o próprio Debian agora adotou o comando apt. Se você preferir, os comandos apt-get, e mais antigos apt-cache ainda estão lá no Ubuntu e no Debian, e eles não mostrarão a mensagem. Eles são uma escolha melhor se você também estiver roteirizando as operações.
O que ocorre
Embora isso não seja o que ninguém de fora da empresa esperava, há anos há um aviso se você redirecionar a saída do comando apt:
WARNING: apt does not have a stable CLI interface. Use with caution in scripts.
Para o que vale a pena, a mesa Reg FOSS realmente não sente que isso conta como publicidade. A mensagem está informando os administradores de sistema sobre um serviço gratuito, que vale a pena ter se você tiver que manter algumas máquinas antigas em serviço ativo. Se você não vive online, pode ter perdido as notícias, e é algo que vale a pena conhecer.
Se você gosta da simplicidade de usar o comando apt, mas está irritado com essas coisas, existem wrappers alternativos em torno do sistema de gerenciamento de pacotes APT subjacente. Você pode instalar o aptitude, que costumava ser o wrapper de “alto nível” recomendado pelo Debian em torno da cadeia de ferramentas APT.
Alternativas
Existem opções alternativas mais modernas por aí também. Um deles é Wajig. Sua documentação pode lhe dizer mais sobre o que ele pode fazer – incluindo gerenciar daemons, mostrar logs e muito mais.
Outra opção é o gerenciador de pacotes Nala, que traz algumas das sutilezas extras do comando dnf da Red Hat para o Ubuntu e seus parentes. O Nala pode fazer vários downloads em paralelo, verificar espelhos mais rápidos e muito mais, e sua saída usa mais formatação para maior legibilidade.
Ambos são implementados em Python – o que pode aumentar seu apelo aos Pythonistas e torna mais fácil ver como eles funcionam.