in

Canonical lança Multipass 1.0

Vai funcionar como “uma mini-nuvem em sua estação de trabalho”

Faz apenas uma semana que a Canonical lançou o Multipass 0.9 como meio de rodar facilmente as máquinas virtuais do Ubuntu no Linux, Windows e macOS. Hoje o Multipass 1.0.0 fez a estreia surpreendentemente rápida e marca seu primeiro lançamento estável. A Canonical lança o Multipass para funcionar como uma mini-nuvem em sua estação de trabalho.

O Multipass fornece uma interface de linha de comando para iniciar, gerenciar e geralmente mexer com instâncias do Linux. O download de uma imagem minty-fresh leva alguns segundos e, em minutos, uma VM pode estar em funcionamento.

Eles descrevem o Multipass 1.0 como

Canonical lança Multipass 1.0

uma mini-nuvem em sua estação de trabalho usando hipervisores nativos de todas as plataformas suportadas (Windows, macOS e Linux); isso fornecerá uma linha de comando do Ubuntu com apenas um clique (” Shell aberto “) ou um simples comando shell multipass ou até um atalho de teclado.

Encontre com que imagens estão disponíveis multipass finde crie novas instâncias multipass launch.

Você pode inicializar instâncias através do cloud-init, como faria normalmente em todas as nuvens nas quais o Ubuntu é suportado, basta passar a configuração para multipass launch --cloud-init.

O acesso a arquivos da máquina host é suportado por meio do multipass mountcomando e, para mover arquivos entre o host e as instâncias, você pode usar multipass transfer.

Canonical lança Multipass 1.0

O Multipass é semelhante ao Vagrant e aos gerentes de VM semelhantes. O Multipass usa o KVM no Linux, o Hyper-V no Microsoft Windows e o HyperKit no macOS. O suporte ao VirtualBox também está disponível para Windows e macOS.

O Multipass é basicamente a abordagem focada na Canonical e Ubuntu para poder ativar rápida e facilmente VMs do Ubuntu e se integra ao seu ecossistema em torno do Snaps e similares.

Os instaladores do Windows e macOS estão disponíveis abaixo no link do GitHub. Para Linux, a instalação pode ser feita facilmente pelo canal estável do snap:

snap refresh multipass --channel stable
ou
snap install multipass --classic

Mais detalhes sobre o Multipass 1.0 por meio da versão GitHub e do site do projeto.

Via Phoronix