in

Canonical remove atualização de microcódigo da Intel no Ubuntu devido a falhas de inicialização em sistemas Tiger Lake

A atualização provocou algumas falhas nos processadores.

Não durou quase nada. A Canonical foi obrigada a remover a atualização de microcódigo da Intel no Ubuntu devido a falhas de inicialização em sistemas Tiger Lake. A atualização do Intel Microcode chegou em 11 de novembro para todas as versões do Ubuntu Linux com suporte. Ela tentava resolver uma regressão que causa falhas de inicialização em alguns sistemas Intel Tiger Lake. Novas vulnerabilidades de segurança estão afetando todos os sistemas Linux que executam determinados processadores Intel.

Em 10 de novembro, a Intel lançou um novo firmware Intel Microcode para sistemas Linux, e novas versões do kernel Linux também foram disponibilizadas para resolver essas novas falhas. A Canonical foi rápida em corrigir os pacotes Intel Microcode em todas as suas versões do Ubuntu com suporte, incluindo Ubuntu 20.10, Ubuntu 20.04 LTS, Ubuntu 18.04 LTS, Ubuntu 16.04 LTS e Ubuntu 14.04 ESM, e também lançou um novo kernel versões.

Infelizmente, a atualização do Intel Microcode causou uma regressão em certos processadores nas CPUs da família Intel Tiger Lake, fazendo com que o sistema não inicializasse. Portanto, a Canonical agora reverteu a atualização do Intel Microcode para a versão anterior apenas para a família de processadores Tiger Lake.

Canonical remove atualização de microcódigo da Intel no Ubuntu devido a falhas de inicialização em sistemas Tiger Lake

Canonical remove atualização de microcódigo da Intel no Ubuntu devido a falhas de inicialização em sistemas Tiger Lake

A empresa por trás do Ubuntu também informa aos usuários que eles podem usar o parâmetro dis_ucode_ldr do kernel no menu de inicialização para desativar o carregamento do firmware do microcódigo no caso de uma operação de recuperação do sistema.

Se você estiver usando um dos lançamentos do Ubuntu com suporte em um computador equipado com um processador Intel Tiger Lake e já instalou a atualização do Intel Microcode, é altamente recomendável que você atualize o sistema novamente para a nova versão do Intel Microcode que já está no repositórios principais.

Se você instalou a atualização do Intel Microcode e está tendo falhas de inicialização em seu sistema Ubuntu, você deve usar a opção de linha de comando do kernel mencionada acima para evitar que o firmware do microcódigo carregue e recupere seu sistema atualizando através do prompt do terminal usando o seguinte comandos.

sudo apt update && sudo apt full-upgrade

Via 9to5Linux