Notícias

03/11/2021 às 15:25

5 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

Cartão de crédito da Linux Foundation foi descontinuado!

Chegou ao fim o cartão de crédito da Linux Foundation!

Cartão de crédito da Linux Foundation foi descontinuado!

A Linux Foundation, consórcio sem fins-lucrativos criada em 2007, anunciou o lançamento de um cartão de crédito para os consumidores geeks e fãs do sistema operacional criado por Linus Torvalds, o Linux em 2010. Sob a bandeira da Visa, o cartão era uma parceria entre a Linux Foundation, o banco UMB e a empresa CardPartner, responsável por diversas campanhas semelhantes com o objetivo de arrecadar fundos para organizações não governamentais. Mas, agora a página destinada ao cartão de crédito da Linux Foundation foi removida completamente.


Como a Linux Foundation foi beneficiada?

Além de poder posar com a mascote do Linux na carteira, o Tux, o usuário estaria ajudando a Linux Foundation. A organização recebia 50 dólares para cada cartão de crédito desbloqueado. Além disso, uma porcentagem de cada compra efetuada com o cartão também era revertida em prol da divulgação e do financiamento de projetos de código aberto. Não é a primeira vez que um cartão deste tipo aparece. Em 1999, a Linux Foundation, uma organização criada com o intuito de arrecadar fundos para projetos Open Source, lançou uma iniciativa semelhante.

Imagem reprodução: Google Imagens

Sem muitas informações, o que sabemos é que a iniciativa já arrecadou mais de 700 mil dólares desde o seu lançamento, e financiou projetos como o Inkscape, Gnash, PCB e o Lives. Entre os nomes ajudados pela Linux Foundation no passado estão o software de modelagem Blender, a distribuição Debian e muitos outros.

Imagem reprodução: Google Imagens

A mesma estratégia também já foi usada pela comunidade de outro sistema operacional inspirado no UNIX e que, desde 1991, caminha em direção ao software livre, o BSD. Em vez do Tux, o cartão fornecido pelo BSDFund traz o famoso diabinho estampado, também apelidado de Beastie.

De acordo com a seção de Perguntas e Respostas no site da Linux Foundation, a organização tem conhecimento das outras iniciativas e conta que o cartão foi criado a pedido de pessoas que gostariam de outra forma de colaborar com a organização. Além disso, o cartão estava disponível em dois modelos diferentes e não possuía taxa de anuidade.

Outros recursos importantes do membro do cartão de crédito da Linux Foundation incluíam:

  • APR de 0% em compras e transferências de saldo nos primeiros seis meses
  • Proteção de compra
  • Proteção de responsabilidade zero para compras não autorizadas
  • Substituição de dinheiro e cartão de emergência
  • Serviço de relatório de cartão perdido/roubado
  • Assistência em viagem por 24 hora
  • Serviço concierge
  • Substituição de bagagem perdida

Agora, o cartão, não tem mais página para consulta e não sabemos se os portadores dos cartões tiveram o serviço cancelado.

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.