CentOS Linux deixará de existir como versão estável. Série 8 será trocada pelo CentOS Stream e encerra suporte em 2021

CentOS SIG ajuda no desenvolvimento de recursos para o CentOS Stream e próximos lançamentos do RHEL

O futuro a Deus pertence, diz o ditado. E no caso de algumas distribuições, só Ele mesmo para saber o que vem pela frente. Porém, em relação ao CentOS, o destino está nas mãos da Red Hat, que resolveu mudar o foco do sistema operacional. O Centos 8, que obteve a última atualização nesta semana, vai acabar. A prioridade agora será no CentOS Stream. Este funcionará como uma versão de desenvolvimento  do Red Hat Enterprise Linux.

O futuro do Projeto CentOS é o CentOS Stream, e no próximo ano estaremos mudando o foco do CentOS Linux, a reconstrução do Red Hat Enterprise Linux (RHEL), para o CentOS Stream, que acompanha um lançamento atual do RHEL. O CentOS Linux 8, como uma reconstrução do RHEL 8, terminará no final de 2021. O CentOS Stream continua após essa data, servindo como o ramo upstream (desenvolvimento) do Red Hat Enterprise Linux.

Quando o CentOS Linux 8 (a reconstrução do RHEL8) terminar, sua melhor opção será migrar para o CentOS Stream 8, que é um pequeno delta do CentOS Linux 8 e tem atualizações regulares como as versões tradicionais do CentOS Linux. Se você estiver usando o CentOS Linux 8 em um ambiente de produção e estiver preocupado com o fato de o CentOS Stream não atender às suas necessidades, recomendamos que você entre em contato com a Red Hat sobre as opções.

Portanto, esta é a grande surpresa para aqueles que há muito usam o CentOS como a reconstrução do Red Hat Enterprise Linux com suporte da comunidade. O CentOS 8 terminará em 2021 e junto ao CentOS 7 permanecerá com suporte até o final de seu ciclo de vida. No entanto, o CentOS Stream irá ser o foco como o futuro upstream do RHEL.

CentOS Linux deixará de existir como versão estável. Série 8 será trocada pelo CentOS Stream e encerra suporte em 2021

A Red Hat, que controla a distribuição CentOS Linux, anunciou que estava “mudando o foco do CentOS Linux, a reconstrução do Red Hat Enterprise Linux (RHEL), que CentOS Strem, que acompanha apenas à frente de uma versão atual do RHEL.” Em outras palavras, o CentOS não será mais uma distribuição pontual estável, mas uma distribuição Linux de lançamento contínuo. Então, por este motivo, os usuários do CentOS estão irritados.

Por quê? Primeiro, você precisa entender o que está acontecendo. Um Linux de lançamento contínuo (rolling release) é aquele em constante atualização. Exemplos desses incluem ArchManjaro e openSUSE Tumbleweed. Aqui, o CentOS Stream será o branch upstream (desenvolvimento) do RHEL. Pode parecer que o CentOS será o beta do RHEL, mas o CentOS nega isso.

No FAQ do CentOS, a empresa declara: “O CentOS Stream receberá correções e recursos antes do RHEL. De modo geral, esperamos que o CentOS Stream tenha menos bugs e mais recursos de tempo de execução do que o RHEL até que esses pacotes cheguem ao lançamento do RHEL.”

Continuando, o modelo de versão fixa é aquele que a maioria das distribuições de servidor do Linux tem usado historicamente. Por exemplo, além do Red Hat usá-lo para RHEL, a Canonical o usa para sua versão principal do Ubuntu Linux e a SUSE para o SUSE Linux Enterprise Server (SLES). Em versões fixas, as principais distribuições são feitas de acordo com uma programação, com patches de segurança e pequenas atualizações feitas conforme necessário.

Cada abordagem tem suas vantagens e desvantagens

Por exemplo, com uma versão contínua, os principais bugs podem aparecer em um sistema de produção. Por outro lado, em um Linux de versão fixa, as principais melhorias podem levar meses, ou até anos, para aparecer.

Algumas distribuições de lançamento do Linux são usadas na produção. Eles tendem a ser sistemas operacionais Linux da Internet das Coisas (IoT), como Fedora IoTClear Linux e Ubuntu Core. Eles não são usados para servidores, onde a estabilidade e uma ampla variedade de programas são mais valorizadas do que a execução do software mais recente e de ponta.

Em qualquer caso, está muito claro que a Red Hat não vê o CentOS Stream como um servidor de produção. Como um servidor para os clientes do RHEL usarem para ver o que a próxima versão do RHEL trará para eles, sim, mas para o trabalho do dia-a-dia? Não.

Como Chris Wright, CTO da Red Hat, disse quando o CentOS Stream foi apresentado, “os desenvolvedores … precisam de acesso antecipado ao código, colaboração aprimorada e mais transparente com a comunidade mais ampla de parceiros e a capacidade de influenciar a direção de novas versões do RHEL. São estes oportunidades que o CentOS Stream pretende abordar.”

Popularidade do CentOS

Então, seria como disse Wright, “uma distribuição paralela ao CentOS existente”. Veja, o CentOS é um sistema operacional de servidor extremamente popular por si só.

Pelas contas da W3Tech, enquanto o Ubuntu é o sistema operacional de servidor Linux mais popular com 47,5%, o CentOS é o número dois com 18,8% e o Debian é o terceiro, 17,5%. RHEL? É um distante quarto lugar com 1,8%.

Se você acha que acabou de perceber por que a Red Hat pode querer remover o CentOS do campo de jogo do servidor, você está longe de ser o primeiro a pensar isso. Durante anos, o CentOS foi a escolha de administradores Linux experientes que sentiam pouca necessidade de suporte, enquanto o RHEL foi o que as empresas escolheram para obtenção suporte total.

Agora, com essa mudança, milhares de empresas precisarão mudar para uma variante diferente do Linux. Eles não estão felizes.

A Red Hat continuará a oferecer suporte ao CentOS 7 e produzi-lo durante o restante do ciclo de vida do RHEL 7. Isso significa que se você estiver usando o CentOS 7, terá suporte até 30 de junho de 2024. A Red Hat também pode oferecer suporte de ciclo de vida estendido para RHEL e CentOS 7, mas isso ainda não foi decidido.

Suporte do CentOS 8 que iria até até 2029 acaba em 2021

Quanto ao CentOS 8, essa é outra história. A Red Hat continuará a atualizá-lo apenas até o final de 2021. Os usuários do CentOS 8 esperavam suporte até 2029. Eles estão furiosos.

No Hacker News, o comentário principal é: “Imagine se você estivesse administrando um negócio e implantasse o CentOS 8 com base na promessa de vida útil de 10 anos . Você está totalmente ferrado agora, e a Red Hat sabe disso. Por que diabos não eles fazem essa troca começando com CentOS 9 ???? Eles nos traíram. ”

No Reddit/Linux, uma pessoa escreveu: “O caso de uso do CentOS é completamente diferente do CentOS Stream , muitas pessoas usam o CentOS para trabalhos corporativos de produção, não para dev, o CentOS Stream pode ser adequado para dev test, mas é improvável as pessoas vão adotar o CentOS Stream para prod. ”

Outro Redditor escreveu: “Baseamos nosso projeto de código aberto nos últimos lançamentos do CentOS desde o CentOS 4. Nosso  principal produto está rodando no CentOS 8 e nós *com certeza* apostamos o farm  no prometido EOL de 31 de maio de 2029.”

Ele continuou, “CentOS Stream” é supostamente agora a nova resposta, mas a desvantagem óbvia é que a estabilidade e a confiabilidade são sacrificadas. No passado, podíamos apostar até mesmo no fato de que algo construído na versão X.0 do SO ainda funcionaria bem quando o SO entrasse em EOL. Os desvios foram poucos e geralmente aconteciam por boas razões.

Nem todos acharam ruim. Microsoft agradece

Nem todo mundo odeia esse movimento. Jim Perrin, agora um gerente de programa principal da Microsoft e ex-desenvolvedor da Red Hat e membro do conselho do CentOS, escreveu que essa nova abordagem do CentOS tem três vantagens:

  1. Isso torna o desenvolvimento do RHEL mais transparente e confiável.
  2. Ele fornece uma maneira para ISVs e desenvolvedores contribuírem com correções e recursos.
  3. Ele fornece uma maneira para a comunidade fornecer feedback.

Para Perrin, “CentOS Stream fornece uma maneira para os usuários enviarem solicitações pull e apresentarem seus argumentos sobre por que ele deve ser incluído. Isso obviamente não significa que todos conseguirão o que querem, mas é uma grande melhoria em relação ao passado.”

Wright, em uma postagem de blog, argumenta que o CentOS Stream é estável o suficiente para produção. CentOS Stream é uma “prévia contínua” do que está por vir no RHEL, tanto em termos de kernels quanto de recursos. O Facebook executa milhões de servidores que suportam sua vasta rede social global, todos os quais foram migrados (ou estão migrando) para um sistema operacional derivado do CentOS Stream.

Um substitui o outro?

De onde Wright enfatiza, “CentOS Stream não é um substituto para CentOS Linux; em vez disso, é uma próxima etapa natural e inevitável destinada a cumprir o objetivo do projeto de promover a inovação empresarial do Linux.”

Wright explicou: “O mundo da tecnologia que enfrentamos hoje não é tão simples quanto o que enfrentamos há um ano, muito menos cinco anos atrás. De aplicativos em contêineres e serviços nativos da nuvem a inovações rápidas de hardware e mudança de ecossistemas para software como a-Service (SaaS), o sistema operacional pode ser pressionado para atender até mesmo uma dessas necessidades, especialmente em escala e de maneira responsiva. É aqui que vemos o CentOS Stream se encaixar. Ele fornece uma plataforma para inovação rápida em o nível da comunidade, mas com uma base estável o suficiente para entender a dinâmica de produção. ”

Em outras palavras, o Red Hat e o CentOS vêem um mundo onde os melhores recursos dos métodos de lançamento contínuo e ponto de lançamento são combinados. Eles podem estar certos. Porém, muitos usuários e empresas queriam mais tempo e aviso antecipado sobre uma mudança tão drástica.

ZDNet

Sair da versão mobile