in

Certificado digital e a importância da lista de revogação

A importância da verificação da lista de certificados revogados (LCR) na validação do certificado digital.

Certificado digital e a importância da lista de revogação
Certificado digital e a importância da lista de revogação

O uso de certificados digitais para autenticar sites e criptografar comunicações on-line não é tão seguro quanto geralmente se supõe, quando rotinas de verificação de certificados revogados não são implementadas ou parcialmente validadas.

As autoridades de certificação, são as entidades que distribuem certificados digitais, são responsáveis por manter atualizado e distribuir listas de certificados revogados.

A necessidade de todos os participantes do ecossistema de revogação, sejam as Autorizadas Certificadoras, empresas de desenvolvimento de aplicações e demais entidades, devem intensificar a maneira com que tratam da LCR e cumpram suas responsabilidades.

Certificado digital e a importância da lista de revogação

Certificado digital e a importância da lista de revogação

Os certificados digitais são um componente vital da infraestrutura de chave pública da Web. Eles são usados para autenticar sites e criptografar as comunicações entre um sistema cliente e um servidor. Se um site estiver comprometido ou a chave de criptografia privada associada a um certificado digital for exposta, o certificado deverá ser revogado para que outras pessoas não possam usá-lo para se passar por ele ou espioná-lo.

Normalmente, o administrador do site é solicitado a solicitar à autoridade de certificação que revogue o certificado comprometido e, em seguida, emita um novo. Ocorre que os administradores da Web que se esforçam para obter um novo certificado, mas geralmente não conseguem atualizar todos os seus sistemas com o novo certificado. O que pode causar o comprometimento da segurança da sua infraestrutura.

Um certificado revogado normalmente não deve apresentar uma mensagem de segurança porque os navegadores devem verificar se um certificado é válido antes de aceitá-lo. As autoridades de certificação distribuem o que é conhecido como LCRs (listas de revogação de certificados) que os navegadores devem verificar antes de confiar ou rejeitar um certificado.

Um motivo pode ser o tamanho das LCRs mantidas pelas diferentes autoridades de certificação. “A verificação adequada de um certificado digital exige que a aplicação baixe a CRL antes de estabelecer completamente a conexão SSL”. Porém, como as LCRs geralmente são relativamente grandes, o download delas pode apresentar problemas de latência, especialmente no caso de ambientes móveis com restrição de largura de banda.

Algumas Autoridades Certificadoras começaram a usar várias LCRs para manter suas listas pequenas, mas muitas continuam usando grandes LCRs volumosas que podem causar problemas nas aplicações no momento da validação.

Para que a revogação do certificado digital funcione da maneira pretendida, administradores da Web, Autoridades Certificadoras, fabricantes de navegadores e fornecedores de aplicação que utilizam a tecnologia de certificação digital, precisam cumprir suas responsabilidades.

Abaixo segue mais alguns artigos sobre o tema.

Manjaro atualiza sua infraestrutura e adota o Certificado SSL

Chrome vai bloquear upload de conteúdo que não usa HTTPS

Escrito por Adriano Frare

Escritor do livro Aplicações Avançadas em LINUX com mais de 20 anos trabalhando com LINUX e UNIX.