Chrome 101 lançado com gerenciamento de credenciais

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O Chrome 101 está disponível com sua versão estável. Portanto, esta é a mais nova atualização de recursos do navegador da web multiplataforma do Google. A maior novidade é que o Chrome 101 lançado com gerenciamento de credenciais.

A equipe do Chrome tem o prazer de anunciar a promoção do Chrome 101 para o canal estável para Windows, Mac e Linux. Isso será lançado nos próximos dias/semanas.

O Chrome 101.0.4951.41 para Windows, Mac e Linux contém várias correções e melhorias — uma lista de alterações está disponível no log. Fique atento às próximas postagens do blog do Chrome e  do Chromium sobre novos recursos e grandes esforços entregues no 101.

As alterações do Chrome 101 para esta atualização mensal do navegador incluem:

Veja outras novidades da mais nova versão do navegador do Google.
Veja outras novidades da mais nova versão do navegador do Google.

Como uma avaliação de origem, está a API de gerenciamento de credenciais federadas (FedCM). Essa nova API é descrita como “federação de identidade com preservação de privacidade e foi projetada para fazer com que a federação de identidade continue permitindo casos de uso sem a necessidade de rastreamento entre sites, como cookies de terceiros”. Para a versão v101, o teste de origem é apenas para uso do Android, enquanto o suporte para desktop é esperado no Chrome 102;

Dicas de prioridade como forma de indicar a importância relativa de um recurso para o navegador da web. As dicas de prioridade, por sua vez, podem dar mais (ou menos) prioridade ao carregar ativos diferentes.- A propriedade CSS font-palette agora permite que os desenvolvedores selecionem uma paleta de uma fonte colorida;

Suporte para a função CSS hwb() para especificar cores sRGB para valores de brancura e negritude de matiz (HWB).- Suporte à API MediaCapabilities para fluxos WebRTC;

Adições ao suporte da API de confirmação de pagamento seguro v3.- USBDevice agora tem um método forget() para revogar voluntariamente uma permissão para um dispositivo USB;

O WebSQL para contextos de terceiros foi removido, uma década após o abandono do padrão de banco de dados WebSQL.

Chrome 101 lançado com gerenciamento de credenciais

As alterações do Chrome 101 estão descritas em ChromeStatus.com. O Chrome Release Blog também descreve muitas correções de segurança incluídas na versão atual do Chrome 101 para todas as principais plataformas.

Enquanto isso, o Chrome 102 está em desenvolvimento com um novo mecanismo de manipulação de captura para permitir que aplicativos exponham determinadas informações a outros aplicativos que estão capturando vídeos (colaborando entre aplicativos capturados e capturados), integração aprimorada de manipulação de arquivos, redirecionamento HTTP para HTTPS para Registros DNS HTTPS, suportando o atributo “inerte” e muitas outras alterações.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.