in

Chrome 67 vem com com atalho para emoji, APIs AR/VR e novos favicons

Acaba de ser lançada uma nova versão do Google Chrome, a 67, para Mac, Windows e Linux. O navegador vem com vários recursos e APIs que os desenvolvedores podem aproveitar para aplicativos e experiências de realidade virtual. Além disso, há as correções de bugs superficiais e de patches de segurança.

Chrome 73 ativa decodificadores de vídeo do Mojo para Linux

O Chrome 67 vem com com atalho para emoji, VR e novos favicons. Ele começa a testar a nova  API de dispositivos WebXR  como parte do esforço do Google para a realidade virtual baseada na Web. Isso inclui dispositivos móveis, headsets VR portáteis como o Daydream e aparelhos conectados à área de trabalho, como Oculus Rift, HTC Vive e Windows Mixed Reality Headsets. Saiba mais detalhes sobre o novo Chrome 67.

Os desenvolvedores podem criar experiências como vídeos em 360 graus, vídeo em 2D/3D apresentados em ambientes virtuais, visualização de dados, compras, arte e jogos.

Em relação à criação de experiências móveis o Chrome 67 possui a nova  API de sensor genérico . Assim, os sites da Web podem fazer uso de um acelerômetro, giroscópio, sensor de orientação e sensor de movimento de um dispositivo móvel ou de mesa (se disponível).

Segurança e autenticação

Esta versão também expande recursos de segurança do site. O objetivo é  reduzir os riscos da vulnerabilidade da CPU do Spectre. Além disso, o novo Chrome tem Web Authentication, a exemplo do que já ocorre com o Firefox. 

Assim, sites e serviços online poderão usar dispositivos físicos integrados ou conectados ao computador/dispositivo móvel.  É o caso de leitores biométricos ou tokens USB para fazer a autenticação do usuário sem que ele precise digitar uma senha.

Foi adicionado um PublicKeyCredential . Assim, isso permite que aplicativos web “criem e usem credenciais fortes e criptografadas para autenticar usuários com mais eficiência”.

google-chrome-67-canary-emoji-2

Uma mudança mais ampla facilita a postagem de Emoji sem uso de uma combinação de teclas. Para acessar o atalho “Emoji” bastará clicar com o botão direito em qualquer campo de texto. Com isso, não há necessidade de utilizar códigos.

Existem ainda alguns detalhes na atualização, como novos favicons para as telas de sistema (abas de configuração, por exemplo.)

chrome://flags/#enable-emoji-context-menu

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

o-que-ha-de-novo-com-o-plugin-da-plataforma-wayland-no-qt-5-11

O que há de novo com o plugin da plataforma Wayland no Qt 5.11?

canonical-convida-usuarios-para-testar-ubuntu-18-04-lts-bionic-beaver-o-quanto-antes

Canonical divulga cronograma de atualizações