Notícias

22/09/2021 às 15:00

8 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Chrome 94 lançado com WebGPU para teste, API WebCodecs agora oficial

O Chrome 94 está aqui e marca o início das atualizações a cada quatro semanas (em vez de seis).

Chrome 94 lançado com WebGPU para teste, API WebCodecs agora oficial

O Chrome 94 está disponível como outra atualização interessante para o navegador do Google. O Chrome 94 está aqui e marca o início das atualizações a cada quatro semanas (em vez de seis).


Um dos recursos mais interessantes no Chrome 94 é o WebGPU agora como um teste original para alternativa de API de gráficos da web de próxima geração ao WebGL. O WebGPU permite o mapeamento para Vulkan, Direct3D ou Metal, dependendo da plataforma. O WebGPU foi projetado para as necessidades gráficas modernas de hoje na web.

O Chrome 94 também é empolgante para a API WebCodecs por ser promovido agora, após seu teste de origem anterior. WebCodecs é a API de codec de baixo nível em torno da codificação e decodificação de áudio e vídeo, juntamente com o tratamento de quadro de vídeo bruto e muito mais. O manuseio da API WebCodecs se destina a ser mais eficiente do que as implementações de codec JavaScript ou WebAssembly.

Chrome 94 lançado com WebGPU para teste, API WebCodecs agora oficial

O Chrome 94 também formaliza seu gerenciamento de cores de tela, implementa a política de recurso de captura de tela da especificação de Captura de tela, adiciona uma API de detecção de inatividade para poder descobrir se o usuário não está interagindo com o sistema e outra nova interface é o JavaScript API de autoperfilização.

Mais detalhes sobre as alterações do Chrome 94 em ChromeStatus.com e no blog de lançamento do Chrome.

Disponível para todas as plataformas

O Google deseja obter novos recursos, bem como segurança e correções de bugs, para os usuários mais rapidamente com este novo ritmo de lançamento. Como resultado, a versão 94 teve um ciclo de desenvolvimento mais curto, enquanto os clientes corporativos terão acesso a um canal Estável Estendido que é atualizado a cada 8 semanas.

Enquanto isso, o Chrome OS não está começando essa mudança até o Chrome 96, com a versão 95 sendo totalmente ignorada. Os clientes do Chromebook empresarial também terão um canal de atualização de 6 meses, ideal para uso educacional.

O Google está ajustando as configurações para que não seja mais uma página única e contínua. Em vez disso, agora você verá apenas uma seção por vez para tornar o menu menos complicado, com a barra lateral usada para navegação.

Chrome 94 lançado com WebGPU para teste, API WebCodecs agora oficial

Para ajudar os usuários a se manterem atualizados com os recursos do Chrome, o Google está introduzindo e divulgando um site “Novidades” para navegadores de desktop. Isso é semelhante ao aplicativo Explorar no Chrome OS.

O modo HTTPS-First no desktop e Android tenta carregar todos os sites por HTTPS e mostra um aviso em páginas não suportadas.

Um hub de compartilhamento do Chrome em desktops permite aos usuários copiar links rapidamente, gerar um código QR, transmitir e salvar páginas. Enquanto isso, uma seção “Compartilhar link para” lista Twitter, Reddit, Facebook e outras redes sociais. É semelhante à versão do Android atual e surge quando o lado direito da barra de endereço fica cheio de ícones minúsculos para várias ações individuais. Você pode ativá-lo manualmente com o seguinte sinalizador:

chrome://flags/#sharing-hub-desktop-omnibox

Se você estiver entrando em um perfil gerenciado , o Chrome fornecerá um aviso mais explícito que explica quais ações estão disponíveis. Haverá uma opção para abrir o navegador no modo visitante ao entrar em um novo perfil diferente daquele já conectado.

O Chrome 94 para iOS adiciona suporte para download e abertura de arquivos .mobileconfig . Os aplicativos Safari e Mail padrão já suportam este formato usado por clientes corporativos. Outras atualizações do iOS incluem uma experiência de integração atualizada , enquanto os usuários podem selecionar várias páginas na grade da guia para aplicar ações em massa (adicionar à lista de leitura, marcar, compartilhar ou fechar).

Com informações de 9to5Google

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.