Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Linux

20/03/2021 às 16:23

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Chrome agora pode legendar áudio e vídeo ao vivo, online ou offline

chrome-lanca-recurso-que-corrige-automaticamente-as-senhas-violadas-no-android

O navegador Chrome do Google ganhou a capacidade de gerar legendas em tempo real, permitindo aos usuários visualizar legendas em praticamente qualquer conteúdo de vídeo ou áudio, seja na web ou armazenado em um disco rígido local. 

As legendas ao vivo são tecnicamente um recurso de acessibilidade e devem ser úteis para qualquer pessoa com dificuldades auditivas. Contudo, muitas pessoas também gostam de ler o que está sendo dito em um vídeo.

O recurso de legenda ao vivo está disponível em dispositivos como os telefones Pixel do Google e Galaxy S20 da Samsung desde o ano passado.

O Google diz que legendas em tempo real podem ser geradas para sites sociais e de vídeo, podcasts e conteúdo de rádio. Mas tão importante quanto, o recurso também funciona para arquivos de áudio e vídeo locais salvos em um disco rígido – ou seja, o recurso Live Caption funciona offline. Você só precisa reproduzir os arquivos no Chrome.

Chrome agora pode legendar áudio e vídeo ao vivo, online ou offline. Veja como ativar:

Chrome agora pode legendar áudio e vídeo ao vivo, online ou offline
Imagem: Pinterest

Para ativar a legenda ao vivo, você precisa ir em Configurações e clicar em Avançado no menu à esquerda. O recurso pode ser ativado no painel Acessibilidade.

O Chrome baixa um pequeno arquivo de reconhecimento de fala. Na próxima vez que qualquer áudio ou vídeo contendo texto falado for reproduzido, uma caixa aparecerá na parte inferior da tela exibindo o texto como se alguém estivesse digitando na velocidade da fala.

É realmente impressionante e útil. O texto com legendas ao vivo do Chrome aparece quase no mesmo ritmo que a opção de legenda oculta do YouTube para este vídeo de Linus Torvalds dando um tour por seu escritório em casa. Outros vídeos mais vistos no YouTube oferecem legendas ocultas que aparecem antes de uma frase ser dita.

A Zoom ofereceu recentemente seu serviço de legendagem ao vivo para contas gratuitas , mas ainda não o lançou para todos os usuários e o recurso precisa ser solicitado. Até então, as legendas ao vivo do Chrome podem resolver o problema.

O Google observa que as legendas são criadas no dispositivo, de modo que qualquer vídeo local privado e arquivos de áudio que você deseja legendar não estão sendo processados ??na nuvem do Google.

O Live Caption está disponível no Chrome 89, a versão mais recente do navegador do Google para Windows, Mac e Linux. Ele está chegando ao ChromeOS, mas não há menção de legendas ao vivo para o Chrome no iOS.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.