Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

18/11/2019 às 08:00

10 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Chrome, Edge e Safari são invadidos em concurso hacker na China

Chrome, Edge e Safari são invadidos em concurso hacker na China

Os principais hackers da China se reuniram neste fim de semana na cidade de Chengdu para competir na Tianfu Cup, a principal competição de hackers do país. Ao longo de dois dias – 16 e 17 de novembro – os pesquisadores de segurança chineses testaram várias falhas, como a Zero Day contra alguns dos aplicativos mais populares do mundo. E os navegadores Chrome, Edge e Safari são invadidos neste concurso hacker na China.

O objetivo é explorar e assumir o controle de um aplicativo usando vulnerabilidades nunca antes vistas. Se os ataques forem bem-sucedidos, os pesquisadores ganham pontos em relação a uma classificação geral, prêmios em dinheiro, mas também a reputação que advém de vencer uma competição respeitável de hackers.

Chrome, Edge e Safari são invadidos em concurso hacker na China

Chrome, Edge e Safari são invadidos em concurso hacker na China

As regras da Taça Tianfu são idênticas às que vemos no Pwn2Own, o maior concurso de hackers do mundo. Os dois eventos estão mais vinculados do que a maioria das pessoas sabe.

Antes de 2018, os pesquisadores de segurança chineses dominavam o Pwn2Own, com diferentes equipes vencendo os anos de competição seguidos. Agora, todo esse talento está indo um contra o outro.

Em 2018, o governo chinês impediu que pesquisadores de segurança participassem de concursos de hackers organizados no exterior, como o Pwn2Own. O TianfuCup foi criado alguns meses depois, como uma resposta à proibição. Do mesmo modo, foi uma maneira de os pesquisadores locais manterem suas habilidades afiadas. A primeira edição foi realizada no segundo semestre de 2018 com grande sucesso. Vários pesquisadores invadiram com êxito aplicativos como Edge, Chrome, Safari, iOS, Xiaomi, Vivo, VirtualBox e muito mais.

VÍTIMAS DO PRIMEIRO DIA: CHROME, EDGE, SAFARI, OFFICE 365

O primeiro dia da competição foi o mais movimentado, com 32 sessões de hackers programadas no sábado. Destes, 13 foram bem-sucedidos, sete sessões de hackers falharam e em 12 sessões os pesquisadores de segurança abandonaram as tentativas de exploração, por várias razões.Das sessões bem-sucedidas, os organizadores da Tianfu Cup relataram:

  • (3 explorações bem-sucedidas) Microsoft Edge (a versão antiga baseada no mecanismo EdgeHTML, não a nova versão do Chromium) [tweet]
  • (2) hacks do Chrome [tweet]
  • (1) Safari [tweet]
  • (1) Office 365 [tweettweet]
  • (2) Adobe PDF Reader [tweet]
  • (3) Roteador D-Link DIR-878 [tweet]
  • (1) qemu-kvm + Ubuntu [tweettweet]

Após o primeiro dia, o Team 360Vulcan, ex-vencedor do Pwn2Own, está na liderança.

No passado, muitos fornecedores de software começaram a participar de competições de hackers, onde enviavam representantes para coletar relatórios de vulnerabilidade minutos após o término de uma sessão de hackers – com alguns fornecedores enviando patches em poucas horas.

Havia poucos fornecedores na Tianfu Cup; no entanto, com muitas explorações bem-sucedidas de alto nível sendo registradas nas duas primeiras edições da competição, muitas empresas provavelmente começarão a considerar enviar um representante no próximo ano. O Google tinha membros da equipe de segurança do Chrome no local. Um porta-voz da Microsoft reconheceu o nosso email, mas não pôde responder antes da publicação deste artigo.

Um porta-voz da competição disse ao ZDNet hoje que os organizadores planejam relatar todos os bugs descobertos hoje a todos os respectivos fornecedores no final da competição.

DIA 2: TBD

Chrome, Edge e Safari são invadidos em concurso hacker na China

Após o segundo dia de competições, a 360Vulcan se tornou a maior vencedora do TFC 2019, ganhando um bônus total de $ 382.500! Veja mais detalhes a seguir.

Das 16 sessões agendadas para o segundo dia da competição, apenas metade foi realizada conforme planejado, com os pesquisadores desistindo de oito. Da metade bem-sucedida, sete sessões de hackers foram bem-sucedidas, com apenas uma não atingindo sua marca. As sete explorações bem-sucedidas foram direcionadas:

  • (4) D-Link DIR-878 [ tweet ]
  • (2) Adobe PDF Reader [ tweet ]
  • (1) Estação de trabalho VMWare [ tweet , tweet ]

A equipe 360Vulcan desistiu de tentar explorar o iOS em sua tão esperada sessão, que também estava programada para durar, para terminar o torneio.

A equipe 360Vulcan, no entanto, venceu a competição independentemente, ganhando US $ 382.500 por seus esforços de invadir o Microsoft Edge, Microsoft Office 365, qemu + Ubuntu, Adobe PDF Reader e VMWare Workstation.

Um grande papel na vitória da competição foi o exploits VMWare e qemu + Ubuntu, que renderam US $ 200.000 e US $ 80.000, respectivamente.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.