in

Chrome está mudando para 64 bits no Android 10

As compilações Dev (85) e Canary (86) mostram 64 bits.

Google removeu dois bloqueadores de anúncios do Chrome que coletavam dados do usuário

Atualmente, quase todos os dispositivos Android podem executar aplicativos de 64 bits. Por falar nisso, a partir do Google Chrome 85, o navegador agora está sendo lançado em uma versão de 64 bits para dispositivos Android 10 e superiores.

Ainda assim, apesar de muitos dispositivos Android lançados com processadores de 64 bits, não há nada obrigando os desenvolvedores a suportá-los exclusivamente.

O Google finalmente está lançando uma versão de 64 bits do Chrome no momento, embora o aplicativo seja compatível apenas com dispositivos Android com pelo menos o Android 10.

Chrome está mudando para 64 bits no Android 10

Se você visitar as versões Stable (83) e Beta (84) do Chrome para Android, verá que elas estão listadas como aplicativos de 32 bits. No entanto, as compilações Dev (85) e Canary (86) mostram 64 bits. Além disso, a versão de 64 bits está aparecendo apenas em dispositivos Android 10, o que atualmente não é responsável por muitos usuários.

Chrome está mudando para 64 bits no Android 10
O navegador Chrome agora está sendo lançado em uma versão de 64 bits para dispositivos Android 10 e superiores. Imagem: XDA Developers.

A transição do Android para aplicativos de 64 bits já faz muito tempo. O suporte para 64 bits está presente há 6 anos e, enquanto a Apple abandonou o suporte para aplicativos de 32 bits no iOS em 2017, o Google ficou para trás. Em 2017, o Google começou a exigir que aplicativos que utilizam bibliotecas nativas tivessem uma alternativa de 64 bits.

Como mencionado, o Google não punirá aplicativos sem suporte a 64 bits até agosto de 2021. Dessa forma, como não veremos novos dispositivos Android com processadores de 32 bits, o próprio Android suportará apenas dispositivos de 64 bits. Quando chegar a hora, o Google Chrome estará pronto para a transição.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: XDA Developers