in

Chrome OS 76 chega com novos controles multimídia e bloqueia o Flash

A nova versão está disponível.

Chrome OS 76 chega com novos controles multimídia e bloqueia o Flash

Esta semana, o Google lançou o Chrome OS 76, a versão mais recente do sistema operacional para desktop baseado em Linux. De uma maneira bem simples, só pode ser usado em seu Chromebook. A nova versão chegou com o Chrome 76 e foi concluída com algumas notícias interessantes. Entre elas, o Chrome OS 76 chega com novos controles multimídia e bloqueia o Flash. Além disso, tem suporte para o modo escuro de páginas da Web. Isso fará com que as páginas se tornem escuras automaticamente, caso tenhamos configurado.

Por outro lado, eles também reforçaram o fim do Flash Player, uma vez que ele agora vem bloqueado por padrão no navegador incluído no sistema operacional (que não poderia ser diferente do Chrome).

O Flash sempre foi uma dor de cabeça. Porém, isso ficou mais evidente quando novas tecnologias foram lançadas. Como outras empresas, entre as quais a Apple, o Google apostou fortemente no HTML5. Assim, incentiva diferentes páginas da web a deixar o Flash para que navegar na web fosse mais rápido, mais seguro e mais eficiente em termos de consumo. Contudo, ainda é possível reproduzir o conteúdo Flash. No entanto, ele terá que ser ativado manualmente a partir de um atalho.

Chrome OS 76 chega com novos controles multimídia e bloqueia o Flash

Chrome OS 76 chega com novos controles multimídia e bloqueia o Flash

  • Bloqueio padrão do flash. Pode ser ativado manualmente em chrome://settings/content/flash. Então, também podemos configurá-lo para nos perguntar se queremos ou não exibir seu conteúdo;
  • Experiência de início de sessão única entre o SO Chrome e o Android;
  • O centro de controle adicionou controles multimídia para reproduzir/pausar e avançar/atrasar. Esses controles são baseados naqueles disponíveis no Android.
  • A posição do botão do obturador, a mudança de modo e a pré-visualização da câmera estão agora na borda direita da tela. No lado esquerdo, eles adicionaram controles para refletir, ativar ou desativar a grade e uma contagem regressiva.
  • Agora, ao abrir mais páginas em uma janela do Chrome, o indicador da guia é compactado até que apenas o favicon (ícone da página da Web) esteja visível. Quando você passar o ponteiro pelas guias, ele nos mostrará uma janela pop-up que nos informará o que há por baixo.
  • O Google corrigiu uma “armadilha” que os usuários fizeram para conseguir ver o conteúdo dos meios de pagamento de assinatura por meio do modo de navegação anônima. Até agora, os usuários abriam uma sessão no modo de navegação anônima, entravam em sites que ofereciam seu conteúdo por assinatura e conseguiam pular as restrições para ver tudo de graça. Isso não é mais possível desde a última atualização.
  • Melhorias nas configurações que agora sempre mostram a gaveta de navegação.
  • Suporte para o modo escuro de páginas da web, que mudará para tons escuros se tivermos ativado e a página da web tiver uma versão escura.
  • Uma opção para instalar aplicativos do PWA na omnibox foi adicionada. Podemos instalá-los a partir do novo ícone de adição (+) que aparece no navegador. O PWA (Progressive Web Apps) será atualizado automaticamente.
  • Suporte (oculto) para tornar alguns elementos de páginas da web translúcidos.
  • A tecla ESC não é mais considerada como ativação/desativação em páginas da web.
  • Ao navegar para uma nova página da web, o Chrome exibirá a tela em branco para garantir que a página esteja sendo carregada, algo que pode ser confuso ou perturbador. No Chrome OS 76, um novo comportamento chamado Paint Holding está sendo testado onde o navegador espera por um tempo para começar a “pintar”, especialmente se a página for rápida o suficiente.

Agora disponível no seu Chromebook

O Chrome OS 76 foi lançado em 12 de agosto. Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização. Se não for o seu caso, paciência, ele aparecerá a qualquer momento. Você tem essa e mais informações na nota de lançamento oficial publicada pelo Google na segunda-feira.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

NetBSD trabalha para excutar Steam

DragonFlyBSD 5.6.2 lançado com mudança para ajudar o Chromium

Qt 5.14 Beta 2 lançado

Qt Company anuncia nova API 3D