in

Chrome OS 86 tem suporte para Debian 10

Sistema deve chegar em breve aos chromebooks.

Chrome OS 86 tem suporte para Debian 10

Depois da atualização do navegador Chrome, o Google anunciou a disponibilidade do sistema operacional Chrome OS 86 para dispositivos Chromebook. Este é um lançamento que traz várias melhorias e novos recursos. E, claro, tem como base o último navegador Google Chrome 86 lançado na semana passada.

O Chrome OS 86 adiciona um monte de mudanças interessantes, começando com o suporte do Linux para atualização para a última série do sistema operacional Debian GNU / Linux 10 “Buster”. Assim, se você estiver usando o suporte para Linux no Chrome OS, que ainda está em estágios beta de desenvolvimento, você verá uma nova opção nas configurações após atualizar para o Chrome OS 86. Isso permite atualizar o sistema básico do Debian 9 “Stretch” para Debian 10 Buster.

O suporte USB da máquina virtual Linux foi estendido para mais tipos de dispositivos, incluindo Arduino e EdgeTPU, que agora podem ser compartilhados em seu Chromebook por meio das configurações do Linux. O suporte para Android também foi aprimorado nesta versão. Então, agora ele permite contas escolares para usuários do Family Link. Isso é bom para os pais monitorarem os Chromebooks de seus filhos durante as tarefas escolares.

Chrome OS 86 tem suporte para Debian 10. Veja as novidades

Chrome OS 86 tem suporte para Debian 10

Além disso, o Chrome OS agora torna mais fácil configurar Chromebooks com controles integrados destinados aos pais. Além disso, o Chrome OS 86 apresenta logins mais fáceis e rápidos por meio de um novo botão que permite revisar sua senha ou PIN, bem como a funcionalidade de envio automático sem ter que tocar ou clicar depois de inserir o PIN correto. Falando sobre a tela de login, agora há suporte para login usando cartões inteligentes.

Essa implementação é baseada em provedores de identidade (IdP) de SSO SAML que oferecem suporte a cartões inteligentes e funcionam em dispositivos Chrome gerenciados em uma organização.

O suporte a vários monitores também foi aprimorado no Chrome OS 86, tornando mais fácil para os usuários alinhar as telas por meio de uma sobreposição, bem como identificar rapidamente quais guias correspondem ao monitor externo de um usuário no Configurações do visor.

Entre outras mudanças, esta versão:

  • adiciona sugestões de emoji ao digitar;
  • move as notas de versão para o aplicativo Explorar na guia “O que há de novo”;
  • e melhora a funcionalidade de autocorreção com indicadores visuais. Eles informam aos usuários quando a correção automática foi aplicada e uma nova maneira visual de desfazer eles.

Além disso, o Chrome OS agora permite que você altere a cor do cursor e suporta a reprodução de vídeos HDR do YouTube e sites semelhantes em Chromebooks compatíveis com HDR.

A tela de atualização foi reprojetada para fornecer aos usuários tempo de atualização e estimativas de bateria, um rastreador de progresso e cartões educacionais. O aplicativo Gallery recebeu melhorias de interface e funcionalidade para oferecer aos usuários uma melhor experiência ao gerenciar seus arquivos de mídia, incluindo recursos de recorte e filtro. A atualização do Chrome OS 86 está sendo lançada agora para todos os dispositivos suportados nos próximos dias.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.