Take a fresh look at your lifestyle.

Ciberataques: Estamos preparados para novos ataques em 2018?

Entenda o que são e se estamos preparados para novos ataques em 2018

821

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Os ataques cibernéticos vem aumentando desde o ano passado e com isso muitos problemas surgiram para as empresas em relação a proteção de seus dados e/ou de terceiros. Os ataques ocorridos durante todo ano de 2017 tiveram como alvo principal as vulnerabilidades encontradas em sistemas operacionais, softwares e pessoas. vamos entender o que são os CiberataquesEstamos preparados para novos ataques em 2018? 

1 – Falta de Informação

Devido à falta de informação ou informações inadequadas empresas tornaram-se alvos fáceis dos cibercriminosos. 

Os ataques realizados pelos cibercriminosos deixaram um prejuízo enorme e muito trabalho. 

Ocorreram pelo menos 3 ataques em massa durante o ano de 2017. Muitos especialistas fizeram questionamentos sobre a segurança e recuperação de desastres das empresas.

Além das falhas humanas, ou seja, os responsáveis por cuidar do parque tecnológico da empresa em não elaborar a política de segurança, muitos sistemas estavam desatualizados, causando diretamente uma vulnerabilidade que foi explorada pelos vírus chamados “Ransomware” que devastaram redes de  computadores, realizando o sequestro de dados.

2 – Política de Segurança da Informação

Vivemos na era da sociedade digital onde estamos praticamente conectados 24 horas por dia. 

A internet das coisas está cada vez mais presente na vida e no cotidiano das pessoas e das empresas.

Praticamente tudo que usamos hoje em sua grande maioria tem acesso à internet.

estamos preparados para novos ciberataques 2018

A política de segurança da informação tem como função principal a blindagem dos dados através de um controle de acesso aos meios físicos e lógicos.

Especialistas de segurança alertam que é imprescindível ter uma política de segurança para evitar riscos e/ou danos irreparáveis. 

A informação é tratada como ativo intangível no ambiente corporativo devido a sua importância. Vazamentos podem causar responsabilidades e penalidades para as pessoas.

3 – Educação Digital

Pequenas e médias empresas ainda tem receio de investir em educação digital. Essas empresas acreditam que só acontecem os ataques com empresas grandes pelo fato de sua exposição.

As empresas devem se preocupar e implementar um plano de educação digital para que seus recursos sejam protegidos e utilizados de forma segura e ética.

Mudar uma cultura é difícil, porém, estamos no momento certo de realizarmos mudanças. Os ataques cibernéticos estão crescendo cada vez mais e o alvo no momento são as vulnerabilidades encontradas, portanto, não existe mais a máxima de que só acontece com as empresas grandes, devido ao fato que o alvo hoje em dia são os dados.

estamos preparados para novos ciberataques 2018

4 – Conclusão

É muito importante que todos trabalhem de forma estratégica, visando o core business da empresa. Para isto, deve-se utilizar de ferramentas como a educação digital. Para que todos da empresa utilizem os recursos de tecnologia com mais responsabilidade e ética.

Não adianta a empresa ter equipamentos de ultima geração para proteção dos dados,senão utilizar de forma ética e responsável.

Ciberataques continuam crescendo e nossa cultura precisa ser mudada, onde investimento em equipamentos não são o suficiente para garantir uma segurança digital eficaz, desse modo, é necessário que empresas invistam em treinamentos e conscientização de todos da empresa, será muito mais eficaz e trará mais sucesso contra ameaças e incidentes, diminuindo bastante os riscos, pois o uso de forma ética e responsável irá aumentar.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários