Como todos sabemos, o apagão cibernético parou quase todos os serviços em todo o mundo. A pane global conseguiu parar tudo em menos de 12 horas, e se agravou quando não foi adotado alguma medida a tempo. Mas, a quem diga que houve um erro dos dois lados, de quem viu o problema e não fez nada e também dos que não quiseram reportar o problema a medida que foram ocorrendo.
Isso faz sentido, pois há quem acredite que basta reiniciar que tudo estará resolvido, isso funciona em alguns casos, mas não funcionou para o apagão cibernético da última semana. Neste post você vai conhecer todas as etapas dos problemas e como eles evoluíram com o passar das horas. Dito isso, você também pode avaliar se algo poderia ter sido feito preventivamente.
Fase 1 – Madrugada de quinta para sexta
Na quinta para sexta, o problema começou a afetar os serviços durante a madrugada em diversos locais nos Estados Unidos. O mais preocupante ocorreu quando os serviços 911, que é o serviço de emergência, começou a parar, alguns hospitais começaram a enfrentar problemas ainda na noite da quinta-feira. Essas informações foram repassadas por enfermeiras, outros profissionais de plantão.
Além dos serviços de emergências, a partir das 3h pelo horário de Brasília, a FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos), fez um comunicado informando que todos os voos da Delta e American Airlines estavam suspensos. Porém, não parou por aí, algum tempo depois a FAA comunicou que os voos da United e Allegiant Airlines foram suspensos para todos os destinos.
Posteriormente, a Spirit Airlines informou que o sistema re reserva estava comprometido pelos primeiros sinais do apagão cibernético. Por volta das 6h, o sistema de transporte público dos EUA também informou que os seus serviços estavam com problemas sistêmicos.
Meia hora depois, ou seja, as 6:30, a CrowdStrike informou que estava ciente dos relatos das falhas. A empresa dona do software de segurança Falcon, disse que todos os clientes com Microsoft Windows estavam enfrentando problemas. A informação foi comunicada pela CNN International.
O Falcon, é um software de segurança, detecta e bloqueia ameaças de hacking e é usado por vária empresas da Fortune 500.
Fase 2 – De 7 e 8 da manhã
O Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca enviou um porta-voz comunicou a CNN International e disse que eles estão cientes do problema e que estão verificando os impactos do pane cibernética. Mas, uma fonte da Casa Branca disse que não há indícios de atividade maliciosa, mas que o governo iria investigar essa possibilidade mesmo assim.
Nesta fase, agora os bancos internacionais começaram a ser afetados. Lembre-se que o erro já estava presente nos sistemas, mas somente quem ligou seus computadores iam percebendo o problema. Assim, os bancos que começaram suas atividades e foram ligando suas máquinas já apresentavam a tela do azul do Windows.
Posteriormente, e como percebido em efeito dominó, os sistemas do Departamento de Comunicação de Emergência também parou de funcionar. Neste mesmo momento a United Airlines disse que estava retomando alguns voos.
Fase 3 – 9 da manhã
Agora a Delta Air Lines também começa a retomar alguns voos. O aeroporto Internacional de Atlanta disse que aumentou o número de funcionários para atender a demanda e o desafio que estavam enfrentando.
Já o Aeroporto International Charlotte Douglas, em comunicado, disse que os passageiros não viessem para o aeroporto, mas que entrassem em contato com a companhia para confirmar o status do voo.
Os passageiros estrangeiros também foram afetados, o Aeroporto Internacional de Miami resolveu processar as chegadas de passageiros internacionais manualmente e isso deixou tudo mais lento do que já é.
Fase 4 – 10h da manhã
O serviço 911, começa a funcionar normalmente. Porém, com uma informação nova, o prefeito disse que em nenhum momento o serviço esteve com problemas. Mas a Comissão Federal de Comunicações disse que o serviço 911 passou por uma breve interrupção.
Nesta fase 4, o presidente Joe Biden toma ciência do problema e pede para que sua equipe acompanhe todos os setores afetados, essa informação foi confirmada por um funcionário da Casa Branca.
Na rede social X, o Departamento de Segurança Interna dos EUA disse que:
Estamos trabalhando com a CrowdStrike, a Microsoft e nossos parceiros federais, estaduais, locais e de infraestrutura crítica para avaliar e abordar completamente as interrupções do sistema.
Departamento de Segurança Interna dos EUA
Os escritórios da Previdência Social resolvem fechar o atendimento ao público comunicando que o tempo de espera está elevado. O Departamento de Justiça dos EUA disse que estavam sentindo o impacto do apagão cibernético e que estavam buscando meios alternativos para executarem suas atividades.
As transportadoras de correio UPA e FedEx também confirmaram que haviam sido afetadas pela pane global causada pela CrowdStrike. Porém, seus caminhões estavam nas estradas e as entregas poderiam sofrer algum atraso.
Já neste momento a CrowdStrike comunicou que descobriu o erro e que uma correção foi implantada.
O problema foi identificado e uma correção foi implantada. Houve um problema com uma atualização de conteúdo do Falcon para hosts do Windows.
Afirmou a CrowdStrike.
Fase 5 – Turno da tarde da sexta-feira
Na tarde, mesmo após ser informada que a correção havia sido feita, o Departamento de Transporte de Massachusetts, disse que as operações de Registro de Veículos Motorizados foram impactadas. Além de Massachusetts, os estados de Geórgia, Carolina do Norte, Texas e Tennessee também confirmaram problemas com o que se chamou de apagão cibernético.
Após alguns instantes, vários sistemas hospitalares e de saúde dos EUA também confirmaram a paralisação global. Além disso, também informaram que cirurgias não urgentes e consultas médicas foram canceladas. Próximo das 17h, o New York Blood Center, fornecedor de sangue para quase 200 hospitais no nordeste dos EUA, informou que colocou em prática um modo de emergência de distribuição de sangue. O departamento depende de empresas como FedEx para fazer o transporte dos resultados de testes.
Neste momento, a CrowdStrike entra urgentemente em suas redes para dizer que será transparente e vai contar como ocorreu a interrupção global do Falcon e que adotaria medidas para evitar que algo assim ocorresse novamente.
Neste momento, todo o mundo já amargava a pane global do Falcon, estima-se que pelo menos 9 milhões de máquinas foram afetadas em todo o mundo. Além disso, também há rumores de que tudo deve voltar lentamente ao normal.