Correção de vulnerabilidade

Progress Software corrige vulnerabilidade gravíssima em seus produtos LoadMaster

Imagem com a logomarca da Progress

A Progress Software lançou uma emergência para abordar uma vulnerabilidade de gravidade máxima em seus produtos LoadMaster. A falha foi rastreada como CVE-2024-7591, que afeta seus produtos LoadMaster e LoadMaster Multi-Tenant (MT) Hypervisor.

Vulnerabilidade corrigida no LoadMaster

A vulnerabilidade é um problema de validação de entrada imprópria, que pode permitir que um invasor remoto não autenticado acesse a interface de gerenciamento do LoadMaster usando uma solicitação HTTP especialmente criada.

É possível que invasores remotos não autenticados que tenham acesso à interface de gerenciamento do LoadMaster emitam uma solicitação http cuidadosamente elaborada que permitirá que comandos arbitrários do sistema sejam executados.

Esta vulnerabilidade foi fechada ao sanitizar a entrada do usuário da solicitação para mitigar a execução arbitrária de comandos do sistema.

O Progress LoadMaster

Progress LoadMaster é um controlador de entrega de aplicativo (ADC) e balanceador de carga de alto desempenho, projetado para aprimorar a disponibilidade, escalabilidade, desempenho e segurança de aplicativos e sites críticos para os negócios.

A vulnerabilidade pode permitir que um invasor execute comandos arbitrários em sistemas afetados. Abaixo está a lista de versões de produtos afetadas:

Imagem com tabela
Imagem: Reprodução | Security Affairs

O Multi-Tenant LoadMaster (LoadMaster MT) é afetado caso a seguinte condição seja atendida: os VNFs individuais do LoadMaster instanciados são vulneráveis e devem ser corrigidos usando o complemento listado acima o mais rápido possível; observe que o hipervisor MT ou o nó do gerenciador também são vulneráveis e devem ser corrigidos usando o complemento listado acima o mais rápido possível.

Conforme relatado por um usuário nos comentários do aviso (Via: Security Affairs), o pacote complementar lançado pela Progress não permite a instalação na versão gratuita. A boa notícia é que o Progress não tem conhecimento de ataques explorando essa vulnerabilidade.

“Não recebemos nenhum relato de que essa vulnerabilidade tenha sido explorada e não temos conhecimento de nenhum impacto direto aos clientes”, afirma o aviso. “No entanto, estamos encorajando todos os clientes a atualizar suas implementações do LoadMaster o mais rápido possível para fortalecer seu ambiente.”

A Progress Software

A Progress Software Corporation é uma empresa pública americana que produz software para criar e implementar aplicativos de negócios. Fundada em Burlington, Massachusetts, com escritórios em 16 países, a empresa registrou receitas de US$ 531,3 milhões em 2021 e emprega aproximadamente 2.100 pessoas.

A Progress Software foi cofundada por vários graduados do MIT, incluindo Joseph W. Alsop, Clyde Kessel e Chip Ziering em 1981. Originalmente chamada de Data Language Corporation (DLC), a empresa mudou seu nome para Progress Software em 1987, o mesmo nome de seu principal produto, Progress. Em maio de 2016, a Progress Software mudou sua marca para “Progress” em um esforço para “acabar com quaisquer dúvidas de que não estava fazendo jus ao seu nome”.

Via: Security Affairs