Cliente NeoChat Matrix do KDE obtém nova página de login, modo multimodal e edição de mensagens

O cliente de bate-papo NeoChat do KDE com suporte ao padrão aberto Matrix e ao protocolo de comunicação em tempo real e descentralizada recebeu sua primeira grande atualização com novos recursos e melhorias. A nova versão do Cliente NeoChat Matrix do KDE obtém nova página de login, modo multimodal e edição de mensagens.

Introduzido há dois meses como parte da primeira atualização de aplicativos do KDE em 2021, o NeoChat é um cliente de bate-papo Matrix compatível com desktop e celular e que vem com um conjunto bacana de recursos, incluindo:

  • um editor de imagens embutido;
  • suporte para enviar e aceitar convites;
  • a capacidade de lembrar a última sala em que você entrou;
  • suporte para mostrar a última mensagem lida;
  • bem como marcadores de leitura.

Cliente NeoChat Matrix do KDE obtém nova página de login, modo multimodal e edição de mensagens

A primeira grande atualização foi lançada agora, conforme relata o desenvolvedor Carl Schwan em seu blog. Então, aprimora o NeoChat com mais recursos, incluindo um novo modo multimodal. Ele permite visualizar e interagir com várias salas de bate-papo simultaneamente abrindo-as em novas janelas e a capacidade para editar mensagens e também exibir no bate-papo se uma mensagem foi editada.

Além disso, o NeoChat agora apresenta uma tela de login totalmente nova capaz de detectar automaticamente a configuração do servidor Matrix com base em seu ID Matrix para que você possa fazer login em servidores que exigem Single Sign On (SSO), como o servidor Element da Mozilla ou a próxima instância Matrix do Fedora.

Os servidores que exigem concordar com o TOS antes do uso são detectados corretamente agora e redirecionam para a página do TOS, permitindo que o usuário concorde com eles em vez de falhar silenciosamente ao carregar a conta, explica Carl Schwan.

Entre outras alterações, esta primeira grande atualização para NeoChat adiciona:

  • suporte para a exibição de autocolantes;
  • melhor integração com o ambiente de desktop Plasma, mostrando o número de mensagens não lidas na barra de tarefas Plasma;
  • bem como novos comandos, incluindo /shrug,  /lenny,  /rainbowme,  /join,  /invite,  /part,  /ignore, e /unignore.

Se você estiver usando o ambiente de área de trabalho KDE Plasma 5.21 mais recente em sua distribuição GNU/Linux, provavelmente poderá instalar a versão NeoChat 1.1.1 a partir dos repositórios de software. Se isso não for o caso, você pode baixar NeoChat 1.1.1 como Flatpak ou  AppImage. O NeoChat também funciona no Android.

9to5 Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile