Notícias

10/01/2022 às 13:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Clonezilla Live Disk Cloning and Partitioning Tool agora é baseado em Linux 5.15 LTS

Clonezilla Live Disk Cloning and Partitioning Tool agora é baseado em Linux 5.15 LTS

A distribuição Clonezilla Live para clonagem e partição de disco agora é baseado no kernel Linux 5.15 LTS. O anúncio é do mantenedor do Clonezilla Live, Steven Shiau. Assim, já está disponível a versão estável do Clonezilla Live 2.8.1. Trata-se de um sistema Linux live de código aberto construído em torno do poderoso software Clonezilla e chegou um mês e meio depois da versão anterior que tinha como base o kernel Linux 5.14.


Além do novo kernel Linux 5.15.5 LTS, o Clonezilla Live 2.8.1 melhora o suporte para detecção de discos hd1, hd2, etc.. Por outro lado, adiciona uma nova funcionalidade para não mais dividir o arquivo de imagem de uma partição ao salvar um imagem pelo script ocs-sr. “Se o repositório de imagens for FAT, VOL_LIMIT_IN_INTERACTIVE será definido como 4096 ao executar o ocs-sr no modo de economia”, explica Steven Shiau.

Além disso, adiciona suporte para o pacote dracut do CentOS Linux 6. Assim, deve melhorar a restauração dos sistemas CentOS Linux 6.x. Também força o uso de syslinux/isolinux 6.03. Porém, os devs avisam os usuários para não instalarem syslinux/isolinux 6.04 ~ git20190206.bf6db5b4 + dfsg1-3 + b1 dos repositórios Debian.

Clonezilla Live Disk Cloning and Partitioning Tool agora é baseado em Linux 5.15 LTS

Clonezilla Live Disk Cloning and Partitioning Tool agora é baseado em Linux 5.15 LTS

Clonezilla Live é uma pequena distribuição GNU/Linux inicializável para computadores baseados em x86/amd64 (x86-64). 

Clonezilla SE (Server Edition) foi desenvolvido a partir de 2004 e é usado para implantar vários computadores simultaneamente. É uma ferramenta extremamente útil, no entanto, possui várias limitações. 

Para usá-lo, você deve primeiro preparar um servidor DRBL E a máquina a ser implantada deve inicializar a partir de uma rede (por exemplo, PXE/iPXE).

Ele também corrige um bug que afeta dois ou mais ESPs na mesma máquina para forçar a desmontagem dentro do loop. Do mesmo modo, atualiza o script ocs-get-dev-info. Isso vai melhorar o suporte para o comando dislocker-find. Este deixará de exibir o sistema de arquivos de um dispositivo como BitLocker quando falha ao carregar algumas bibliotecas.

Também houve atualização do script ocs-prep-cache. Ele agora ignora as duas primeiras colunas no arquivo /proc/partitions ao compará-lo para arquivos de cache. É que o partprobe pode alterar os números principais e secundários em /proc/partitions. Os blocos e nomes de dispositivos da terceira e quarta colunas permanecerão os mesmos após a execução partprobe.

O lançamento do Clonezilla Live 2.8.1 é baseado no repositório Debian Sid de 3 de janeiro de 2022. Da mesma forma, tem traduções de idiomas atualizadas. Você pode baixá-lo agora mesmo do site oficial.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.