Notícias

23/12/2021 às 08:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

GNOME 41 e Linux 5.15 LTS estão no novo Manjaro Linux 21.2 “Qonos” que acaba de ser lançado

Veja as características desta atualização.

GNOME 41 e Linux 5.15 LTS estão no novo Manjaro Linux 21.2 “Qonos” que acaba de ser lançado

A nova versão do Manjaro Linux 21.2 “Qonos” lançado saiu com Linux 5.15 LTS e GNOME 41. O anúncio oficial foi feito pela equipe de desenvolvimento do Manjaro Linux. Portanto, esta é a segunda grande atualização da série Manjaro Linux 21 que tem como base o Arch Linux. Como pode-se observar pelo título, o codinome do Manjaro 21.2 é Qonos. Além disso, vem com diversas opções de desktop, como é o caso Xfce, GNOME e KDE Plasma.


Os ambientes de trabalho vêm com as atualizações. Assim, é possível ter o Xfce 4.16 (a mesma das versões anteriores uma vez que o Xfce 4.18 ainda não saiu), GNOME 41.2, e KDE Plasma 5.23.4. Além disso, como já citado anteriormente, vem com o kernel Linux 5.15 LTS mais atual, com suporte prolongado.

Embora a edição carro-chefe do Xfce não tenha grandes mudanças, o layout da edição GNOME recebeu ajustes para parecer semelhante à versão vanilla e melhorar o suporte ao mouse reduzindo o deslocamento do ponteiro. Se você não gosta do layout moderno do GNOME 40, pode sempre mudar para o layout da área de trabalho do GNOME 3.x usando o layout legado do Manjaro. Além disso, o Firefox agora vem com o tema estilo gnome-desktop habilitado por padrão.

GNOME 41 e Linux 5.15 LTS estão no novo Manjaro Linux 21.2 “Qonos” que acaba de ser lançado

GNOME 41 e Linux 5.15 LTS estão no novo Manjaro Linux 21.2 “Qonos” que acaba de ser lançado
GNOME 41 e Linux 5.15 LTS estão no novo Manjaro Linux 21.2 “Qonos” que acaba de ser lançado.

Por outro lado, o Manjaro Linux 21.2 está aqui quatro meses após o Manjaro Linux 21.1 “Pahvo”. A distribuição fornece imagens ISO instaláveis e live atualizadas com as mais recentes e as melhores tecnologias GNU/Linux e software de código aberto.

Por outro lado, a edição KDE Plasma vem com os pacotes de software KDE Frameworks 5.88 e KDE Gear 21.12 mais recentes, um tema padrão mais polido e melhor suporte ao Wayland.

O Manjaro Linux 21.2 também vem com um instalador gráfico aprimorado (Calamares) que agora apresenta a seleção do sistema de arquivos para particionamento automático e suporte aprimorado para instalações Btrfs com layout de subvolume muito aprimorado para rollbacks mais fáceis e suporte para arquivos de troca.

Veja como obter o novo Manjaro

Baixe Manjaro 21.2 GNOME

Baixe Manjaro 21.2 Xfce

E Baixe Manjaro 21.2 KDE Plasma

Você pode baixar Manjaro Linux 21.2 “Qonos” agora mesmo do site oficial ou clicando nos links diretos de download acima. Os usuários atuais do Manjaro precisam apenas atualizar suas instalações executando o seguinte comando em um emulador de Terminal:

Terminal
sudo pacman -Syu

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×