in

Cloudflare e Internet Archive unem forças para manter páginas no ar

Objetivo é permitir navegação em sites mesmo quando eles estão fora do ar.

A Cloudflare e Internet Archive unem forças para que possamos navegar em sites mesmo quando eles estão fora do ar. O portal Internet Archive tenta a todo custo preservar de todo o conteúdo gerado na Internet. Assim, com a Wayback Machine é possível ver 468 bilhões de páginas que mostram a própria história da web em momentos específicos.

Como parte de todo esse processo, o Internet Archive se associou à Cloudflare, a mais famosa CDN (Content Delivery Network) da Internet, e um grande player quando o assunto é evitar quedas de sites e ataques DDoS. Esta aliança deu frutos no ‘Always Online’. Este é um serviço que promete segurar a página mesmo que ela esteja fora do ar. Sendo assim, os utilizadores podem continuar a acessar a uma página web, ou pelo menos ao que nela se encontra arquivado.

Cloudflare e Internet Archive unem forças em mais uma tentativa de tornar todos os sites acessíveis

Cloudflare e Internet Archive unem forças para manter páginas no ar

A Cloudflare destacou a tarefa do Internet Archive, especialmente tudo o que eles têm em arquivo, 45 petabytes de informação. Isso torna o ‘Always online’ possível, porque, de outra forma, a mágica que eles prometeram não poderia ser feita para que víssemos menos mensagens de “web inacessível”.

Do mesmo modo, a Cloudflare explicou como funciona a aliança. Envolve mais tarefas para o Internet Archive. De agora em diante, eles indexarão e arquivarão mais domínios do que antes, em muitos casos pela primeira vez. Assim, quando esses sites caírem, o Internet Archive poderá atendê-los. Até agora  eram muitos os links indisponíveis.

A Cloudflare sempre tentará entregar a página online. Se isso não for possível, procurará uma cópia local no data center. E se não existir, irá para a página mais recente do Internet Archive. Quando isso acontecer, haverá a indicação de que a web que vemos é uma cópia arquivada, e que o conteúdo dinâmico pode conter erros. Então, para mais detalhes, acesse este link.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.