in

Internet Archive cancela programa gratuito de e-livros

Ações judiciais prejudicaram a continuação do projeto.

Internet Archive cancela programa gratuito de e-livros

Movido pela pandemia de coronavírus, o Internet Archive lançou sua Biblioteca Nacional de Emergência em março. É um programa gratuito de e-books que disponibilizou mais de 1,4 milhão de livros ao público, sem o sistema usual de lista de espera do Internet Archive para leitura de livros. Contudo, depois de receber ações judiciais de quatro grandes editoras por violação de direitos autorais, o Internet Archive decidiu encerrar o programa gratuito de e-books em 15 de junho. A previsão era de que isso se estendesse até 30 de junho.

O processo foi aberto pela Hachette, HarperCollins, Penguin Random House e John Wiley & Sons. Todas elas alegaram que, além de violar os direitos autorais, a Biblioteca Nacional de Emergência “excede em muito os serviços legítimos da biblioteca”. Além disso, equivale a “pirataria digital” em grande escala. Assim, a partir de 16 de junho, o Internet Archive retornará ao seu modelo de empréstimo digital controlado. Nele, os leitores podem emprestar cópias digitalizadas de um livro, uma de cada vez. Isso é feito por meio de listas de espera.

Poucos dias depois do anúncio de que bibliotecas, escolas e faculdades em todo o país estariam fechando devido à pandemia global do COVID-19, lançamos a Biblioteca Nacional de Emergência temporária para fornecer livros para apoiar o ensino remoto de emergência, atividades de pesquisa, bolsa de estudos independente, e estimulação intelectual durante os fechamentos.

Ouvimos centenas de histórias de bibliotecários, autores, pais, professores e estudantes sobre como o NEL preencheu uma lacuna importante durante esta crise, disse a equipe do Internet Archive.

Internet Archive cancela programa gratuito de e-livros

Internet Archive cancela programa gratuito de e-livros

Os editores não estão apenas tentando matar o programa temporário gratuito de e-books. A queixa diz que os empréstimos digitais controlados são uma “teoria inventada”. Do mesmo modo, afirma que a combinação individual de impressos e e-books do Internet Archive é “fundamentalmente defeituosa”. No entanto, não é apenas o Internet Archive que usa essa estrutura para emprestar livros. Várias bibliotecas universitárias como a UC Berkeley Library têm usado esse modelo para ajudar os leitores.

Em seu blog, a Internet Arcjive escreveu que “esse processo não se refere apenas à Biblioteca Nacional de Emergência temporária. A denúncia ataca o conceito de qualquer biblioteca que possui e empresta livros digitais, desafiando a própria idéia do que é uma biblioteca no mundo digital.”

O que você achou disso:?

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Podcast 8 do SempreUpdate

Ouça o Podcast 8 do SempreUpdate

KDE Applications agora lembram as posições das janelas quando fechadas e relançadas

KDE se concentra no desenvolvimento Plasma 5.20