Cloudflare torna Pingora Rust Framework de código aberto

Cloudflare lança Pingora 0.2

A Cloudflare torna Pingora Rust Framework de código aberto. Em 2022, a Cloudflare anunciou que estava trocando o Nginx por um software interno escrito por Rust chamado Pingora. Hoje, a Cloudflare está abrindo o framework Pingora.

A Cloudflare anunciou hoje que tem o Pingora de código aberto sob uma licença Apache 2.0. Pingora é uma estrutura multi-threaded assíncrona Rust para a construção de serviços de rede programáveis. Pingora tem sido usado internamente dentro da Cloudflare e é capaz de sustentar muito tráfego, enquanto agora Pingora está sendo de código aberto para ajudar a construir infraestrutura fora da Cloudflare.
Logótipo Pingora

Cloudflare torna Pingora Rust Framework de código aberto. A estrutura Pingora é descrita pela Cloudflare como:

Cloudflare torna Pingora Rust Framework de código aberto

“O Pingora fornece bibliotecas e APIs para criar serviços sobre HTTP/1 e HTTP/2, TLS ou apenas TCP/UDP. Como proxy, ele suporta HTTP/1 e HTTP/2 de ponta a ponta, gRPC e proxy de websocket. (O suporte a HTTP/3 está no roteiro.) Ele também vem com balanceamento de carga personalizável e estratégias de failover. Para conformidade e segurança, ele suporta as bibliotecas OpenSSL e BoringSSL comumente usadas, que vêm com conformidade FIPS e criptografia pós-quântica.

Além de fornecer esses recursos, o Pingora fornece filtros e retornos de chamada para permitir que seus usuários personalizem totalmente como o serviço deve processar, transformar e encaminhar as solicitações. Essas APIs serão especialmente familiares para usuários do OpenResty e NGINX, já que muitos mapeiam intuitivamente os retornos de chamada “*by_lua” do OpenResty.

Operacionalmente, o Pingora fornece reinicializações normais de tempo de inatividade zero para se atualizar sem descartar uma única solicitação de entrada. Syslog, Prometheus, Sentry, OpenTelemetry e outras ferramentas de observabilidade obrigatórias também são facilmente integradas ao Pingora.”

anúncio da Cloudflare de Pingora se tornando open-source inclui um exemplo também para a criação de um balanceador de carga usando-o. Pingora em sua fase pré-1.0 ainda não tem estabilidade de API e Cloudflare atualmente não tem planos para suporte a sistemas operacionais não baseados em Unix.

O código Pingora Rust está disponível no GitHub.