in

Collabora adiciona novos recursos ao driver Wayland para Wine

Isso deve dar mais segurança e estabilidade no funcionamento do Wine.

Collabora adiciona novos recursos ao driver Wayland para Wine

A Collabora anunciou hojeum grande trabalho em relação ao seu mais novo driver experimental Wayland para Wine. A ideia é implementar ainda mais melhorias na execução de jogos e aplicativos do Windows em sistemas Linux. O desenvolvedor Alexandros Frantzis relembra que o assunto surgiu pela primeira vez em meados de dezembro de 2020

Dois meses atrás, anunciamos uma primeira proposta para um driver Wayland para Wine , a camada de compatibilidade para aplicativos do Windows. O objetivo deste driver é permitir que os aplicativos Windows sejam executados diretamente nos compositores Wayland, eventualmente eliminando a necessidade do XWayland para muitos casos de uso, disse ele neste post.

Como está dito acima e muitos já devem saber, o driver Wayland para Wine permite que você execute aplicativos e jogos do Windows por meio da camada de compatibilidade do Wine em distribuições GNU/Linux que usam o sistema de exibição Wayland. Este seria um substituto imediato para o XWayland.

Nesse meio tempo de dezembro para cá, os engenheiros da Collabora trabalharam para melhorar o driver do Wayland para Wine. Assim, eles, adicionaram um vários novos recursos, como:

  • suporte para copiar e colar de aplicativos Wine e Wayland;
  • a capacidade de arrastar e soltar itens de aplicativos Wayland nativos para aplicativos Wine;
  • e suporte para alterar o modo de exibição.

“O foco desta atualização é oferecer suporte a uma série de novos recursos que são úteis para aplicativos e jogos, e que também foram considerados pontos potenciais de integração para o driver Wayland”, disse Alexandros Frantzis.

Collabora adiciona novos recursos ao driver Wayland para Wine

Collabora adiciona novos recursos ao driver Wayland para Wine

A mudança mais importante nesta primeira grande atualização é a capacidade de alterar o modo de exibição. Isso porque o Wayland atualmente não permite que apps e jogos alterem diretamente o modo no hardware de exibição. Para ver essas novas melhorias em ação, confira o vídeo abaixo.

como-instalar-o-qbittorrent-um-cliente-torrent-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Como instalar o qBittorrent, um cliente torrent, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

como-instalar-o-swell-foop-um-jogo-de-ladrilhos-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Como instalar o Swell Foop, um jogo de ladrilhos, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian