Uma das grandes notícias dos últimos dias foi a chegada do Steam Deck, o novo dispositivo da Valve para jogos online. Ele vem com um sistema operacional que tomou como base o Arch Linux e levou o nome de SteamOS. Este sistema usa o ambiente KDE Plasma como padrão. Porém, as novidades não acabam por aí. Afinal, como o SteamOS 3.0 funciona no Steam Deck? A resposta é de Simon McVittie, da Collabora. Ele publicou um post no blog hoje para detalhar como o sistema operacional SteamOS 3.0 funciona no portátil para jogos Steam Deck, lançado recentemente pela Valve.
No entanto, o SteamOS 3.0 ainda não está disponível para instalação em computadores pessoais pelo público em geral. No entanto, se você estiver curioso para saber mais sobre ele, a equipe da Collabora nos diz que sua maior contribuição para o SteamOS 3.0 foi ajudar na implementação de atualizações contínuas do sistema.
De acordo com a Collabora, o Steam Deck vem com duas partições de sistema, com duas versões diferentes do SteamOS. Essas partições são usadas alternativamente ao atualizar o sistema operacional para uma nova versão, e também há um carregador de inicialização inteligente que seleciona automaticamente a versão mais recente do SteamOS ou volta para a anterior em caso de falha de inicialização.
Ao atualizar, uma nova imagem do sistema operacional é gravada em qualquer partição que não esteja em uso no momento, antes de reinicializar o sistema.
Um módulo de bootloader especializado seleciona automaticamente o sistema operacional mais recente e inicializa nele. Se a atualização foi bem-sucedida, você continua a usar o novo sistema operacional e a partição anterior do sistema é reutilizada para a próxima atualização, explica McVittie.
Collabora mostra como o SteamOS 3.0 funciona no Steam Deck
Para suas necessidades não relacionadas a jogos, o dispositivo vem com o KDE Plasma Desktop pré-instalado, permitindo que você use o Deck para tarefas de desktop e use seus periféricos existentes através da porta USB-C. A comunidade KDE fez muito trabalho para melhorar a experiência, incluindo mudanças de tema, elementos adicionais de interface do usuário e correções de estabilidade.
Como você provavelmente já sabe por várias análises na Web, o sistema operacional SteamOS 3.0 apresenta o chamado Modo Desktop. Assim, permite transformar o portátil de jogos em um computador de mesa portátil se você conectá-lo a um monitor externo, bem como periféricos de mouse e teclado através da porta USB-C integrada.
Porém, a Collabora também nos diz que o SteamOS 3.0 apresenta um modo de desenvolvedor. Isso permite que usuários experientes do Linux acessem o gerenciador de pacotes pacman
do Arch Linux para instalar vários pacotes. Além disso, traz todo o poder do ambiente de desktop KDE Plasma. O modo de desenvolvedor funciona colocando a partição do sistema no modo de leitura/gravação em vez do modo somente leitura que é habilitado por padrão para usuários comuns.
É assim que o SteamOS 3.0 funciona no Steam Deck. No entanto, na área de trabalho, funcionará como qualquer outra distribuição Portanto, em breve será possível testar alguns Jogos Linux no desktop.
Via 9to5Linux