Collabora mostra novidades do Weston 11.0

No início da semana passada, uma nova versão do Weston, 11.0, foi anunciada. Aqui está uma olhada em algumas das mudanças que chegaram nesta nova versão e o que está por vir.

Weston, o compositor de referência para Wayland, saiu há alguns dias com uma nova versão que vem com uma grande atualização de recursos. O mais empolgante é o trabalho de preparação para melhor suporte a monitores HDR no futuro, bem como a preparação para casos de uso multi-GPU e multi-back-end. Muitos dos recursos do Weston 11.0 vieram de desenvolvedores da Collabora.

O suporte experimental de gerenciamento de cores pode ser encontrado no Weston 11.0, que também pode funcionar com perfis ICC de monitor. Um monitor pode ser configurado para o modo HDR (High Dynamic Range) e para fornecer características HDR do arquivo de configuração Weston, mas esse compositor Wayland ainda não produz nenhum conteúdo HDR adequado.

Collabora mostra novidades do Weston 11.0

Entre essas mudanças, esta nova versão traz algumas otimizações sendo feitas no DRM-backend que refatora e simplifica o manuseio de buffers que podem ser escaneados por planos de hardware, além de algumas mudanças para incluir trabalhos preliminares para ter suporte para várias GPUs .

Chegou um código de infraestrutura de gerenciamento de cores que permite que as características HDR sejam entregues a um monitor compatível com HDR, configurando metadados HDR em um arquivo de configuração weston.ini e entregando-os ao KMS. Uma vez que Weston ganhe a capacidade de produzir conteúdo HDR em uma versão futura, ele virá naturalmente suportado.

Esta nova versão traz várias melhorias no RDP, como colagem da área de transferência, suporte a vários idiomas de teclado, suporte aprimorado para uma versão mais recente da biblioteca FreeRDP e muitas outras melhorias e correções.

Com a refatoração da infraestrutura weston_buffer, o suporte para o protocolo wp_single_pixel_buffer_v1 chegou, permitindo, por exemplo, uma reprodução de mídia mais otimizada.

Por fim, como parte de nosso esforço de rearquitetura para dar suporte a várias entradas, saídas e back-ends ativos ao mesmo tempo, as bases iniciais foram estabelecidas para oferecer suporte a vários back-ends com mais alterações recebidas ainda em andamento.

O que removeram, descontinuaram e planejam remover

Collabora mostra novidades do Weston 11.0.

Com essa nova mudança, também fizemos algumas limpezas e removemos peças que estavam obsoletas na versão anterior do Weston. Com isso, o back-end fbdev e o suporte para wl_shell tiveram remoção.

O lançador direto, bem como o assistente de lançamento de Weston, também sumiram com o libseat launcher sendo agora ativado por padrão ao construir o Weston. Reduzir nossa carga de manutenção e evitar ter um aplicativo setuid foi nossa principal motivação para fazer isso. Ele ajuda a canalizar recursos em partes do compositor em vez de lidar com código auxiliar/auxiliar.

Weston tem suporte para libseat e logind launcher. Ainda assim, os usuários devem mudar para o libseat. Esse continuará sendo o único iniciador disponível, com planos de depreciar e remover o iniciador logind em versões futuras. Os usuários que ainda desejam usar o logind podem fazê-lo com o libseat. Ele pode gerenciar sessões de logind por conta própria, em vez de usar um iniciador de logind dedicado em Weston. Para obter mais informações sobre como executar o Weston em diferentes ambientes, consulte a página de documentação Running Weston.

Outros recursos

O desktop-shell passou por algumas mudanças, eliminando alguns recursos que complicavam significativamente o código e exigia muito esforço para manter e não foram realmente testados. Como tal, a funcionalidade de zoom, vários espaços de trabalho e exposição sumiram inteiramente do desktop-shell.

Com a introdução do novo código de gerenciamento de cores, os plug-ins cms-static e cms-colord saíram. A ideia é removê-los inteiramente em uma versão futura do Weston. O suporte para perfis de exibição ICC está se tornando um recurso mais central no libweston, implementado pelo plug-in color-lcms e pelo renderizador GL.

A arquitetura também está mudando: em vez de colorido dizendo a Weston qual VCGT carregar na tela (através do plugin cms-colord), o Weston informará colorido quais perfis os monitores têm – assumindo que a cor fará parte dele uma vez que a cor Wayland a extensão de gerenciamento está pronta. O colorido não será obsoleto; ele ainda será necessário para gerenciar os perfis para tudo além de monitores: scanners, câmeras, impressoras etc.

Para mais detalhes, acesse este link.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile