in

Collabora Online 3.2 traz recursos mais poderosos para o LibreOffice na nuvem

Michael Meeks, da Collabora Productivity, informou ao site Softpedia, sobre a disponibilidade do Collabora Online 3.2, o segundo lançamento da série Collabora Online 3, que promete mais uma camada de novos recursos e melhorias.

Collabora Online

Com base na suíte de escritório de código aberto do LibreOffice 6.1, o Collabora Online 3.2 introduz suporte para criar e inserir gráficos em documentos do Writer e Impress e a capacidade de validar dados no Calc.  Assim, isso pode ser útil para engenheiros que desejam fazer uma montagem final ou inspeção em seus tablets.

“Muitos de nossos clientes e parceiros solicitaram a capacidade de usar validação de dados, que é freqüentemente usada para permitir que planilhas sejam usadas como listas de verificação ou para restringir o preenchimento de formulários, permitindo que os usuários selecionem a partir de uma lista pré-enlatada Com opções válidas para várias células e campos. Embora permitimos que os usuários configurem e criem tais opções de validação de lista em 3.1, na versão 3.2, trazemos pop-ups para permitir que sejam usados ??de forma fluida e colaborativa”. Disse a Collabora Productivity.

Formatação de coluna e verificação ortográfica do menu de contexto

Resultado de imagem para Collabora Online 3.2

Para facilitar a formatação de colunas pelos usuários, o Collabora Online 3.2 implementa uma nova caixa de diálogo Formatar -> Colunas, substituindo a antiga funcionalidade disponível na caixa de diálogo Estilo da Página.

Além disso, a nova versão torna mais fácil para os usuários soletrar palavras de verificação implementando a funcionalidade de verificação ortográfica no menu de contexto do botão direito do mouse. Para usuários do Google Chrome, a tecla F2 agora pode ser usada para acionar o modo de edição da célula.

Resultado de imagem para Collabora Online 3.2

Entre outras mudanças, podemos mencionar que o posicionamento de pop-ups de filtro automático no Calc foi aprimorado. Também foram adicionados os recursos de inserção de folha por meio de um novo botão “Inserir planilha”.  o cursor saltando agora é evitado no Writer quando outro usuário move sua visualização, o flicker de diálogo geral foi reduzido, o código do idioma UTF-8 agora é forçado para processos de kit e o suporte de posicionamento de pop-up de método de entrada de texto complexo foi otimizado.

Resultado de imagem para Collabora Online 3.2

O Collabora Online 3.2 também atualiza várias traduções, portadas do LibreOffice, bem como o aviso de suporte quando está sendo usado com vários usuários. Para aqueles que desejam integrar o pacote de escritório Collabora Online em sua infraestrutura, esta versão adiciona algumas novas e poderosas APIs de script.

Atenção, o Collabora não é um programa gratuito. Você pode tentar uma demonstração do Collabora Online 3.2 clicando aqui .

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

ExTiX 18.4

ExTiX 18.4 agora é baseada no Ubuntu 18.04 LTS

canonical-convida-usuarios-para-testar-ubuntu-18-04-lts-bionic-beaver-o-quanto-antes

Canonical convida usuários para testar Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) o quanto antes!