in

Collabora Online pode ser integrado ao Ubuntu Nextcloud

Veja como isso pode ser feito.

Collabora Online pode ser integrado ao Ubuntu Nextcloud

A Canonical, Nextcloud e a Collabora Productivity anunciaram hoje um trabalho conjunto para integrar o pacote de escritório de código-fonte aberto baseado no LibreOffice do Collabora Online no Nextcloud Ubuntu Appliance.

Há cerca de dois meses, a Canonical lançou a iniciativa Ubuntu Appliance. Disponível para dispositivos Raspberry Pi, Intel NUC e PC, o projeto Ubuntu Appliance visa oferecer aos usuários pacotes tudo em um com seu software favorito que pode facilmente instalar, configurar e manter.

Entre os dispositivos iniciais disponíveis no portfólio Ubuntu Appliance da Canonical, há o AdGuard Home Ubuntu Appliance, o OpenHUB Ubuntu Appliance, o Mosquitto Ubuntu Appliance, o Plex Ubuntu Appliance e, por último, o Nextcloud Ubuntu Appliance.

Collabora Online pode ser integrado ao Ubuntu Nextcloud

Collabora Online pode ser integrado ao Ubuntu Nextcloud

O Nextcloud Ubuntu Appliance permite que você configure facilmente seu próprio servidor de nuvem privada com todas as ferramentas de colaboração que o poderoso software Nextcloud tem a oferecer. Isso inclui o armazenamento e compartilhamento de arquivos, groupware, bem como chamadas de vídeo e bate-papo.

No entanto, se você sentir a necessidade de estendê-lo com recursos de edição de documentos, agora poderá integrar o pacote de escritório Collabora Online no Nextcloud Ubuntu Appliance.

A versão mais recente do Nextcloud 19 trouxe integração com o Collabora Online como aplicativo de escritório padrão. Então agora eles estão falando dessa integração para o próximo nível, permitindo que a comunidade configure um servidor Nextcloud com o escritório Collabora Online embutido.

Tudo graças a um novo Ubuntu Appliance com Collabora Online e Nextcloud, que pode ser facilmente instalado em um dispositivo Intel NUC.

O suporte para dispositivos Raspberry Pi provavelmente estará disponível posteriormente, mas por enquanto a Canonical tem instruções detalhadas sobre como configurar o Nextcloud e o Collabora Online na NUC da Intel.

Basicamente, tudo que você precisa é o seguinte

  • Duas unidades flash USB 2.0 ou 3.0 (mínimo de 2 GB)
  • Um Intel NUC com BIOS atualizado para a versão mais recente
  • Um cabo Mini HDMI para HDMI
  • Um monitor com interface VGA ou HDMI
  • Um cabo VGA ou HDMI
  • Um teclado e mouse USB
  • Uma conexão de rede com acesso à Internet
  • Uma imagem da área de trabalho do Ubuntu 20.04 LTS

O Ubuntu Appliance com Nextcloud e Collabora Online está totalmente pré-configurado. Além disso, a melhor parte é que ele será atualizado automaticamente a tempo, para que você não precise fazer nenhuma manutenção nele. Então, esta é uma excelente alternativa gratuita e de código aberto ao Office 365 ou G Suite.

9to5 Linux