Os jogos para Windows no Linux ganharam um pouco de atenção esta semana no evento virtual Open-Source Summit Europe da Linux Foundation. Em particular, uma recapitulação do trabalho até agora. Tudo para estender o kernel Linux para melhor suporte baseado em Wine e Steam Play para jogos do Windows rodando no Linux. Assim, o desenvolvedor Gabriel Krisman Bertazi, como engenheiro da empresa de consultoria Collabora, falou sobre seu trabalho nos últimos anos em melhorar o kernel Linux para dar suporte às necessidades da Valve de rodar jogos do Windows no Linux com o Steam Play. Segundo ele, a Collabora trabalha em extensão do kernel Linux para dar melhor suporte aos jogos do Windows.
A Collabora tem sido um dos parceiros da Valve para este esforço junto com CodeWeavers e Valve empregando vários desenvolvedores para melhorar a pilha de gráficos do Linux.
Collabora trabalha em extensão do kernel Linux para dar melhor suporte aos jogos do Windows
O trabalho mostrado durante esta apresentação foi o seu trabalho de suporte opcional de manipulação de arquivos e diretórios. Eles não diferenciam maiúsculas de minúsculas em sistemas de arquivos Linux. Por outro lado, há melhorias de sincronização de thread. Elas ainda estão em andamento com o futex2. O seu foco mais recente é a emulação de chamada do sistema ou habilidades de redirecionamento de usuário syscall.
O redirecionamento de chamada do sistema suporta o Linux 5.11. Entretanto, além disso, a apresentação foi principalmente recapitulando seu trabalho anterior nessas áreas para melhor suportar os jogos do Windows no Linux para Steam Play (Proton) e Wine.
Os curiosos e interessados em conhecer mais sobre esses tópicos podem ver este conjunto de slides em PDF da apresentação do Open-Source Summit Europe 2020. Lá tudo está bem explicado sobre os trabalhos que ocorrem em relação a essas melhorias importantes para jogar com um sistema operacional Linux.