in

Colossal vazamento no Equador expõe dados de 20 milhões de pessoas – incluindo Julian Assange

Colossal vazamento no Equador expõe dados de 20 milhões de pessoas – incluindo Julian Assange. Neste artigo, veja detalhes sobre o vazamento.

Colossal vazamento no Equador expõe dados de 20 milhões de pessoas - incluindo Julian Assange
Colossal vazamento no Equador expõe dados de 20 milhões de pessoas - incluindo Julian Assange! Imagem: Reprodução / The Next Web.

Bem, 2019 está se tornando o ano de violações de dados em vários países. Depois da Bulgária e do Chile, o Equador sofreu um vazamento colossal de dados, contendo as informações pessoais de mais de 20 milhões de pessoas. Igualmente, os dados pessoais do fundador do Wikileaks, Julian Assange, que recebeu asilo político em 2012, foram revelados. Portanto, um colossal vazamento no Equador expõe dados de 20 milhões de pessoas – incluindo Julian Assange

Dos 20 milhões de indivíduos afetados pela violação, 6,7 milhões são crianças.

O que revela o vazamento de dados

Entre outras coisas, os dados expuseram detalhes confidenciais como nomes, endereços, números de identificação nacional, números de telefone e status marcial. O cache vazado contém cerca de 18 GB de dados, de acordo com pesquisadores de segurança do vpnMentor que descobriram a violação.

Os dados foram hospedados em um servidor não seguro localizado em Miami, Flórida. Os pesquisadores dizem que parece pertencer à empresa equatoriana de consultoria em TI Novaestrat. O vpnMentor, em uma publicação no blog, observa:

Embora os detalhes exatos continuem incertos, o banco de dados vazado parece conter informações obtidas de fontes externas.

Os pesquisadores acrescentaram:

Uma das partes mais preocupantes sobre essa violação de dados é que ela inclui informações detalhadas sobre os membros das famílias das pessoas. Para cada entrada, conseguimos visualizar o nome completo da mãe, pai e cônjuge. Também conseguimos visualizar o valor de ‘cédula’ de cada membro da família, que pode ser um número de identificação nacional.

Colossal vazamento no Equador expõe dados de 20 milhões de pessoas - incluindo Julian Assange
Os dados expuseram detalhes confidenciais como nomes, endereços, números de identificação nacional, números de telefone e status marcial!

Em outra parte do cache, os pesquisadores encontraram informações detalhadas sobre o emprego, incluindo nome do empregador, números de identificação fiscal, cargos e informações sobre salários.

Pessoas expostas em vazamento no Equador devem ter atenção redobrada

Embora o vazamento de dados tenha sido bloqueado desde então, os pesquisadores observaram que isso poderia criar preocupações de privacidade duradouras para os indivíduos afetados. Assim, existe o risco aumentado de golpes e ataques de phishing, roubo de identidade e fraude financeira.

Em julho, a Bulgária sofreu um incidente semelhante depois que os dados de 5 milhões de cidadãos – incluindo números pessoais identificáveis, endereços e estatísticas de renda – vazaram. Por contexto, a Bulgária tem uma população de 7 milhões. Todos os dados originários do serviço de relatórios fiscais do país, a Agência Nacional de Receita (NRA).

Semanas depois, em agosto, a empresa de segurança WizCase encontrou um vazamento maciço, contendo informações identificáveis pertencentes a 14 milhões de residentes chilenos acima de 17 anos de idade. Embora os dados fossem de um mecanismo Elasticsearch não seguro em um servidor exposto, os pesquisadores não conseguiram identificar quem possuía o tesouro.

Se gostou dessa notícia sobre o vazamento no Equador, não deixe de compartilhar!

Fonte: The Next Web

Leia também: Reino Unido vai extraditar Julian Assange para os EUA

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Unix vs. Linux: as diferenças entre eles e por que isso importa

Unix vs. Linux: as diferenças entre eles e por que isso importa

instalar-mongodb-4-no-ubuntu-18-04-lts

Como instalar o MongoDB 4 no Ubuntu 18.04 LTS