Como alterar o MAC Address da placa de rede em sistemas Linux

Emanuel Negromonte
2 minutos de leitura

Normalmente trocamos de computador com frequência e muitas vezes a nossa rede de internet é habilitada através do MAC da nossa placa de Rede, o MAC é uma identificação física de Hardware neste caso da placa de Rede ou Ethernet. Para mudar o MAC basta seguir os seguintes comandos como ROOT:

Alterando o MAC em placas de rede no Linux

Primeiro passo, vamos precisar do Terminal. E claro, do nosso querido comando ifconfig, inclusive temos um outro post que explicamos outras funcionalidades e como usar o comando ifconfig no Linux. Este comando funciona em qualquer distribuição.

Para começar vamos precisar parar logicamente a nossa placa de rede, para isso execute o comando abaixo. Note que o comando está como usuário comum, em algumas distribuições como Debian, talvez você precise executar os comandos como root:

Além disso, esteja atento no momento de copiar os comandos, troque o item entre “jogo da velha” pelo número do seu mac como está descrito.

Terminal
ifconfig eth0 down
ifconfig eth0 hw ether #NUMERO DO SEU MAC#
ifconfig eth0 up

Caso o sistema gere algum erro informando que o dispositivo não foi encontrado ou está ocupado utilize o comando como root:

Terminal
ifdow eth0 #a minha placa é eth0#
ifconfig eht0 hw ether #seu mac,usando dois pontos#
ifup

Como alterar o MAC Address da placa de rede em sistemas Linux manualmente

Caso queira alterar o mac no Linux manualmente você pode editar os arquivos abaixo. Escolha o editor que mais esta familiarizado e edite-os, no meu caso prefiro o nano, então o comando deve ficar assim:

Terminal
sudo nano /etc/sysconfig/network

ou pode ir diretamente no arquivo que gerencia a interface:

Terminal
/etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth0

É isso! Esperamos que você tenha conseguido ajustar as suas configurações de rede no Linux. Mas se precisar de ajuda, entre em contato com a gente pelo grupo no Telegram em @sitesempreupdate.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.