O comando ifconfig é muitos utilizado para configurar parâmetros em qualquer interface de rede, tanto para atribuir um mac específico como também para configurar detalhes/parâmetro das interfaces. A ideia deste artigo é ampliar o domínio do terminal, sabemos que hoje em dia a praticidade via interface é imensa, mas não podemos negar o fato de que muitas vezes precisamos de um acesso mais completo para resolver alguns problemas ou até mesmo para configurar o sistema ao nosso modo. Assim, no artigo de hoje será exclusivamente sobre como usar o comando ifconfig no Linux.
Caso você esteja visualizando alguma mensagem como “ifconfig: command not found”, então você deve seguir o artigo que preparamos onde abordamos ifconfig: command not found – Como resolver o erro no Ubuntu, Debian, Linux Mint e seus derivados antes de continuar com este tutorial.
Saiba também como mudar no Linux o MAC Address da placa de rede!
Quer aprender a usar o comando Ifconfig no Linux? Esse artigo é para você!
1 – Alterando o Mac Address:
O Mac Address da placa de rede, teoricamente não pode ser alterado fisicamente, mas pode ser alterado virtualmente, então saiba como fazer:
É necessário estar com a placa de rede desativada, você pode executar os comandos abaixo com o sudo ou ROOT:
Agora altere o Mac Address:
Agora ative a placa de rede e configure o endereço IP/Mask:
2 – Adicione um segundo endereço IP (apilido/alias):
Essa opção é muito utilizada para você ter mais de um endereço IP na mesma interface de rede. O detalhe está na hora de especificar a interface, você pode ir colocando uma “interface:numero” para cada novo endereço.
Adicionando o primeiro endereço:
Adicionando o segundo endereço:
Adicionando o terceiro endereço:
Agora digite o comando ifconfig para exibir o resultado:
3 – Ativar/Desativar modo promíscuo:
O modo promíscuo permite que a interface de rede receba todos os pacotes que passam por ela, mesmo os que não são destinados a ela. Técnica muito utilizada para monitorar o tráfego da rede ( sniffing ), tanto para o “bem” quanto para o “mal”.
Para ativar o modo promíscuo:
Para desativar o modo promíscuo:
Para verificar se alguma interface está em modo promíscuo:
4 – Alterando o tipo de Mídia:
Alguns exemplos para configurar o tipo de mídia que sua interface está utilizando. Alguns tipos: auto, 10base2, 10baseT, 100baseT, 1000baseT entre outros tipos…
Alterando o tipo da mídia: