Take a fresh look at your lifestyle.

Como baixar pacotes RPM sem instalar, no Fedora, CentOS ou Red Hat Enterprise Linux

Você precisa baixar o pacote RPM para um amigo ou para outros fins, mas não consegue porque você já tem o pacote instalado em sua distribuição GNU/Linux? Veja como fazer isso de forma fácil!

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

O Yum e o DNF continuam ser usado em distribuições GNU/Linux baseadas no Red Hat Enterprise Linux, especialmente quando falamos no popular Fedora ou CentOs, a gente sabe que existem inúmeras distribuições RPM que usam a mesma base. O fato é que quando falamos do Yum ou DNF logo pensamos em instalação, reinstalação, desinstalação e atualização de pacotes, a lista é bem grande mesmo. E se você precisar baixar algum pacote RPM sem instalar nessas distribuições? Como fazer isso? A gente de explicar agora.

Imagine o cenário que você já tem a distribuição funcionando e todos os pacotes atualizados, mas você pode ter uma máquina testes, clientes ou até um amigo que por alguma razão não consegue baixar um pacote RPM, que inclusive você já tem instalado. Como você pode baixar este pacote para todos os cenários? Fácil, você terá três opções para te auxiliar nessa tarefa, que para alguns pode ser difícil, mas somente se não conhecer essas ferramentas úteis.

Como fazer download de pacotes RPM sem instalar

Fazer download de pacotes RPM sem instalar com o yum-downloadonly tool

Esta primeira opção deve ser usada no CentOS ou Red Hat Enterprise Linux, primeiro vamos instalar o gerenciador:

yum install yum-plugin-downloadonly

E como usar o yum-adownloadonly tool? Como baixar o pacote RPM?

Execute os comandos abaixo, neste exemplo queremos baixar o firefox, então veja a sintaxe e troque-a pelo pacote RPM que você deseja baixar.

yum install --downloadlyly firefox
Nota importante: Por padrão o pacote é baixado no diretório /var/cache/yum, no entanto, você pode especificar um caminho alternativo, para isso acrescente o caminho –downloaddir=/path/ confira um exemplo abaixo para ficar mais fácil de compreender.
yum -y install -downloadonly --downloaddir=/opt samba
Leitura da sintaxe do comando: Estou pedindo para que o pacote samba seja baixado no diretório opt, você pode escolher o diretório que quiser, basta digitar o caminho correto.

Como instalar o Yumdownloader no CentOS ou RHEL

Mais uma opção para você baixar pacotes RPM sem instalar é o Yumdownloader, como nome já sugere, ele também é um gerenciador de download usando o yum. Confira abaixo como é simples a sintaxe do comando.

Primeiro vamos instalar um repositório:

yum install epel-release
Vale lembrar que o yum-utils foi descontinuado, mas ele não causa nenhum problema. Por ele não existir mais, isso justifica o motivo que vamos usar o epel-release.

 

yum install yum-utils

E por fim, veja a sintaxe do yumdownloader, digamos que eu queira baixar o Firefox:

yumdownloader firefox
Nota: Você também pode especificar o caminho e até baixar o pacote já com todas as dependências.

Para baixar o Firefox já com as dependências, a sintaxe também é simples, confira:

yumdownloader firefox --resolve

Baixar pacote RPM usando o DNF

No Fedora 22 o Yum já é considerado obsoleto, então vamos usar o DNF para baixar os pacotes RPM sem instalar, veja a sintaxe do comando:

dnf download firefox
E da mesma forma que o gerenciador anterior, caso você queira baixar as dependência adicione o –resolve ao comando.
dnf download firefox --resolve

Geralmente, tanto no CentOs quando no Fedora a melhor e mais fácil de instalar pacotes é usando o comando yum install pacote ou dnf install pacote. Se você preferir fazer o download de um pacote primeiro e instalá-lo mais tarde, assegure-se de baixar as dependências também usando o sinalizador –resolve e instale-os simultaneamente para evitar erros de dependências.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comments